A Cordilheira dos Andes: vai cair na sua prova!

A Cordilheira dos Andes: um resumo

A Cordilheira dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes de todo o mundo.

Assim, não é de se surpreender que o assunto seja tão cobrado nas mais importantes provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

A Cordilheira dos Andes: Definição

A Cordilheira dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes de todo o mundo. A Cordilheira é formada por cadeias montanhosas que se estendem por uma longa extensão, possuindo, ao todo, aproximadamente oito mil quilômetros que percorrem toda a costa oeste da América Latina.

A Cordilheira dos Andes: Características 

A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo. Para demonstrar o seu tamanho, pode-se citar, além de seus oito mil quilômetros de extensão, alguns de seus trechos que possuem mais de 160 km de largura do extremo leste ao oeste. A altitude de alguns pontos da Cordilheira pode atingir mais de 4000 metros. Porém, o ponto onde a altitude é mais alta é o Monte Aconcágua, com mais de 6962 metros.

A extensão Cordilheira atravessa territórios de sete países sul-americanos. São eles: Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Bolívia.

É válido destacar que o ar na Cordilheira dos Andes é extremamente rarefeito. Isso significa que nos pontos em que a altitude é mais elevada, a pressão do ar diminui, o que causa dificuldade para respirar. Ainda, as temperadas de diversos pontos da Cordilheira variam conforme o relevo: quanto mais alto, maior é a altitude e maior a chance da presença de neve e de temperaturas negativas.

Em relação à flora, predominam, nos Andes, as estepes, também chamadas de vegetação rasteira. Na fauna estão presentes mamíferos que se adaptaram ao local, como as lhamas, as vicunhas e as alpacas. Pássaros e ursos também podem ser encontrados

É válido destacar, ainda, que a Cordilheira dos Andes influencia o clima da Amazônia. Isso porque, é por sua causa que a grande umidade produzida na Amazônia consegue ser distribuída para outras regiões do Brasil. Ainda, alguns dos rios que dão origem ao rio Amazonas possuem suas origens na Cordilheira. 

A Cordilheira dos Andes: Curiosidades

Um dos povos que vivem na região, os chamados quechuas, possuem um coração maior do que aquele da maioria dos humanos. Essa foi uma alteração genética realizada pelo organismo desses indivíduos para possibilitar a maior oxigenação do organismo e, assim, a sobrevivência em grandes altitudes. Além disso, os habitantes da Cordilheira dos Andes têm o hábito de mascar folhas de coca para ajudar na absorção de oxigênio, fortalecendo, ao mesmo tempo, a resistência ao frio intenso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.