História do Brasil: a França Antártica

Entenda de uma vez esse assunto!

A França Antártica: um resumo

O termo “França Antártica” é utilizado para definir a colônia francesa que existiu no Brasil no local em que hoje se encontra o Rio de Janeiro.

O assunto pode ser abordado em diversas provas de história do Brasil, com destaque para aquelas dos vestibulares.

A França Antártica: definição

Entre os anos de 1555 e 1560, o Brasil Colônia teve em seu território uma colônia francesa: a França Antártica. A mesma se localizava na atual cidade do Rio de Janeiro.

A França Antártica: contexto histórico

Durante os séculos XV e XVI, diversos acordos foram estabelecidos com o intuito de proteger os territórios conquistados por Portugal e Espanha . Isso porque, outras nações europeias, com um destaque para a França, também pretendiam colonizar parte do denominado “Novo Mundo”. Um dos tratados mais relevantes dessa época foi o Tratado de Tordesilhas, assinado entre esses lusitanos e espanhóis.

No entanto, outros países europeus não foram incluídos nesse acordo, o que os levou a iniciar a expansão de seus territórios com a invasão de novas terras para além do oceano, principalmente no continente americano.

As terras brasileiras, que haviam sido conquistadas pelos portugueses, também sofreram com as invasões, principalmente por parte de dois países: Holanda e França. Um dos motivos que explica o pioneirismo dessas duas nações nas invasões, além de razões políticas, é o fato de que muitos protestantes estavam, na época, fugindo da perseguição que existia em seus países.

A França Antártica: características

Assim, os protestantes franceses desembarcaram no Rio de Janeiro e ocuparam regiões que ainda não haviam sido exploradas pelos portugueses, como as atuais Baía de Guanabara, Laje, Flamengo e ilhas Villegaigno. O nome atribuído ao local foi “França Antártica”, devido à localização geográfica dos territórios.

A França Antártica: aliados

Os franceses chegaram no local de forma amistosa. Essa atitude fez com que as tribos indígenas da região, os Tamoios e os Tupinambás, se aliassem à eles para expulsar os portugueses do local.

Essa série de movimentos ficaria conhecida como Confederação dos Tamoios. No entanto, Mem de Sá, governador geral do Brasil na época, promoveu um ataque ao forte de resistência e conseguiu derrotar o povo francês, deixando a região sob a liderança de Portugal novamente.

Assim, o território que outrora foi denominado de França Antártica retornou para o domínio português no ano de 1560. Os portugueses iniciaram, a partir desse momento, uma progressiva extensão de suas colônias por todo o território brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.