Coluna Prestes: um resumo sobre o evento
O termo “Coluna Prestes” é usado para definir um evento da história do Brasil que aconteceu entre os anos de 1924 e 1927.
O tema é cobrado com frequência em questões de história do Brasil dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Coluna Prestes. Confira!
Coluna Prestes: definição
A Coluna Prestes surgiu da união de movimentos tenentistas de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ao todo, 1500 homens se organizaram para realizar o movimento e foram divididos em duas tropas lideradas por Luís Carlos Prestes, Miguel Costa, Juarez Távora e Isidoro Dias Lopes.
Coluna Prestes: contexto histórico
O tenentismo foi um movimento organizado por jovens militares insatisfeitos com a República Oligárquica, já que que o poder ficava nas mãos de grandes fazendeiros que governavam segundo os próprios interesses. Dessa forma, com o movimento ganhando força, diversos outros eventos passaram a eclodir por todo o Brasil: e a Coluna Prestes é um exemplo.
Coluna Prestes: objetivos
A Coluna Prestes foi organizada com alguns objetivos, como:
- Derrubar o governo federal
- Alcançar o direito ao voto secreto
- Realizar uma reforma no ensino
- Denunciar as más condições de vida das classes baixas
Coluna Prestes: características
O plano inicial previa que a Coluna Prestes lideraria uma marcha por todo o Brasil para conquistar apoio de mais pessoas. Assim, em 29 de abril de 1925, começa Coluna Prestes e mais de 25 mil quilômetros são percorridos por todo o interior do Brasil.
Coluna Prestes: desfecho
Após um ano de marcha, os membros decidiram finalizar a Coluna porque o movimento não havia conseguido o apoio necessário. Assim, em 1927, os participantes da Coluna Prestes abandonaram as armas.