Hinduísmo: surgimento e principais características

História das Religiões: Hinduísmo

O hinduísmo é uma das religiões que possuem maior destaque no mundo atualmente, especialmente pela sua quantidade de fiéis.

Assim, não é de se surpreender que esse assunto apareça com certa frequência em questões de história e de sociologia das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares.

 Hinduísmo: Introdução

O hinduísmo é, atualmente, a terceira maior religião do mundo e engloba diversas tradições religiosas, se caracterizando como uma religião muito complexa. 

Hinduísmo: Origem

O hinduísmo é considerado uma das religiões mais antigas de toda a humanidade, uma vez que possui a sua origem na chamada Índia Antiga: a primeira corrente do hinduísmo, denominada de hinduísmo védico, surgiu entre os anos de 1500 a.C. e 500 a.C.. Posteriormente, com as invasões de outros povos ao território indiano e as influências trazidas por esses, surgiram outras duas correntes dessa religião: o hinduísmo bramânico e o hinduísmo híbrido.

A palavra hinduísmo encontra as suas origens na língua persa. Originalmente, o termo foi criado para denominar o rio Indo, que é conhecido como Hindu nesse mesmo idioma. Com o tempo, a palavra começou a ser usada com o objetivo de caracterizar os povos que viviam na região da Índia que era cortada pelo rio.

Hinduísmo: Características

É importante ressaltar que o hinduísmo não foi fundado por nenhuma pessoa em específico. Isso porque, as divindades dessa religião fazem parte da vida cotidiana dos fiéis, pertencendo ao mesmo mundo que esses. Não é de se surpreender, então, que a maior parte dos cultos hinduístas são realizados nas casas dos próprios fiéis.

Parte significativa dos textos sagrados do hinduísmo foram escritos na língua sânscrita. Os principais textos são chamados de Ramáiana e Maabárata e retratam histórias fantasiosas sobre os governantes que lideraram a Índia Antiga em seus tempos de glória.

Os praticantes do hinduísmo possuem o costume de cantar, meditar, recitar textos religiosos e recitar os mantras. Ainda, os fiéis realizam rituais que têm como objetivo realizar oferendas aos deuses da religião. Entre os principais rituais do hinduísmo, podemos citar o Annaprashan, o Upanayanam e o Shraadh. Cada um desses eventos caracteriza uma fase específica da vida do fiel hinduísta.

Por fim, é válido destacar que o hinduísmo acreditava na reencarnação dos indivíduos. Inclusive, os fiéis acreditam que uma pessoa pode reencarnar diversas vezes, até mesmo na forma de um vegetal ou de um animal. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.