Você sabia que existem hábitos que atrapalham a memorização e fazem com que todo o seu estudo possa estar sendo “em vão”? Pois é… Afinal, o nosso cérebro é orgânico e, por isso, precisamos criar uma atmosfera saudável para que ele desempenhe bem o seu papel de aprendizagem e execução de tarefas.
Mas, para isso, é necessário deixar de lado velhos hábitos prejudiciais à memorização. A seguir, discutimos sobre cada um deles.
Hábitos que atrapalham a memorização
Os hábitos que atrapalham a memorização fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. De maneira silenciosa, vão minando a aprendizagem e a capacidade de memorização de muitos estudantes que, sem entender, não conseguem fixar o conteúdo na mente.
Por isso, veja quais são esses hábitos e comece hoje mesmo a “riscá-los” da sua rotina:
Dormir pouco ou de maneira irregular
A memorização está relacionada com o nosso sono. Se dormimos mal, a memória também sofre impactos. Mas, mesmo dormindo “bastante”, porém, de maneira irregular, a nossa mente também pode sofrer efeitos negativos.
Isso porque é durante o nosso sono que o cérebro reorganiza tudo o que aprendemos, vimos e ouvimos. É nesse instante que ele irá “varrer” as memórias desnecessárias e “guardar” as mais importantes, ou seja, as que merecem permanecer na memória de longo prazo.
Porém, se não dormimos o suficiente ou de maneira irregular, essa tarefa do cérebro ficará abalada. E isso, no médio prazo, pode acarretar sérias dificuldades de memorização.
Alimentar-se mal
A alimentação também é importante para o nosso cérebro. Por isso, alimentar-se mal é um dos hábitos que atrapalham a memorização de maneira silenciosa e, ao mesmo tempo, intensa.
Alimentos industrializados, açúcares e preparos com calorias pobres são prejudiciais à saúde como um todo, inclusive para a cerebral. Prefira, nesse caso, alimentos mais saudáveis, naturais, leves e foque naqueles que são fonte de ômega 3.
Sedentarismo
O sedentarismo deixa o nosso organismo mais lento e preguiçoso. Além disso, é durante as atividades físicas que sentimos mais bem-estar e prazer, sendo que essas sensações são importantíssimas na hora de manter a mente ativa e pronta para aprender.
Vale ressaltar ainda que o sedentarismo é uma das causas da morte de neurônios e, por isso, esse é mais um dos hábitos que atrapalham a memorização.
Estudar de maneira “errada”
Estudar apenas lendo, naquele momento em que se está cansado ou “sem vontade” é o mesmo que não estudar. Afinal, é preciso estudar da maneira certa para que a memorização aconteça.
Mas, qual seria a maneira certa? Veja algumas sugestões:
- Estudar em um ambiente adequado.
- Estudar uma matéria de cada vez.
- Usar diversos estímulos na hora de estudar, como leitura, ouvir podcast, assistir aulas, etc.
- Fazer anotações e mapas mentais para ajudar a absorver melhor o conhecimento.
- Fazer pausas durante as atividades para a mente organizar os pensamentos e não se sobrecarregar.
- Buscar fontes confiáveis que vão além dos conteúdos oferecidos pelo seu professor.
- Entre outras ações que impulsionem o seu conhecimento.
Estresse e saúde mental abalada
Para finalizar a nossa lista de hábitos que atrapalham a memorização, é importante entender que o hábito de negligenciar a saúde mental também é prejudicial. Isso porque o estresse e a ansiedade, por exemplo, atrapalham o foco, o raciocínio e, consequentemente, a memorização.
Portanto, não negligencie a sua saúde mental. Pratique o autoconhecimento e, se possível, faça psicoterapia. Isso impulsionará ainda mais os seus resultados.
Bons estudos!