Habeas corpus de acusado por assassinar médica é rejeitado pela Justiça do Espírito Santo

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, de forma unânime, rejeitou o habeas corpus impetrado por um dos acusados de homicídio contra uma médica, assassinada em 2017 no estacionamento de um hospital da capital.

Habeas corpus

De acordo com a defesa do acusado, seu pai, também réu no homicídio, faria parte do grupo de risco da Covid-19 por ter idade avançada e doenças preexistentes.

Diante disso, os advogados pleitearam a substituição da prisão preventiva pela domiciliar.

Outrossim, sustentaram que o lugar onde está o acusado está preso se encontra com superlotação, sendo arriscado o encarceramento na unidade prisional em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em parecer lançado nos autos, o procurador de Justiça Samuel Scardini se manifestou pela rejeição da ordem de habeas corpus.

Ao analisar o caso, o desembargador Adalto Dias Tristão, relator do habeas corpus, aduziu não estarem presentes as condições necessárias à liberdade provisória.

Além disso, de acordo com o desembargador, a Resolução nº 78 do Conselho Nacional de Justiça indica que os detentos envolvidos com crimes hediondos e crimes violentos não sejam liberados.

Segundo o relator, o acusado também responde a outros processos da mesma natureza.

Agravantes

Para Adalto Dias Tristão, o risco que o réu corre em decorrência da pandemia é o mesmo que os outros detentos do sistema carcerário.

De acordo com alegações do desembargador, a vítima era uma respeitada médica oncologista que, se estivesse vida, certamente se encontraria na linha de frente ao enfrentamento da Covid-19.

Ao fundamentar sua decisão, o relator ressaltou se tratar de um crime bárbaro, cruel, premeditado, vastamente divulgado pela mídia.

Por fim, afirmou que o réu teria contratado pistoleiros que ficaram de tocaia para atacar a vítima, assassinando-a covardemente.

O voto do relator também foi acompanhado pelo desembargador substituto Ezequiel Turíbio, formando, assim, unanimidade para negar a ordem de habeas corpus.

Fonte: TJES

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.