História geral: qual a importância de Atenas?

Um resumo completo

Atenas: o berço da civilização ocidental

A cidade de Atenas foi palco de muitos eventos durante a antiguidade que seriam fundamentais para o surgimento da civilização ocidental.

Questões sobre a cidade e a civilização que nela foi formada aparecem frequentemente dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre Atenas. Confira!

Atenas: definição

A cidade de Atenas é a capital da Grécia, além de ser uma das cidades mais antigas do mundo. O centro urbano é conhecido mundialmente por ter sido sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles, escolas de cultura de dois dos maiores grandes filósofos da história.

Devemos mencionar que Atenas é considerada o berço da civilização ocidental, já que foi palco de realizações culturais e políticas durante a antiguidade. .

A cidade de Atenas: Características

Devido à sua localização, Atenas assumiu um papel fundamental em guerras da região, principalmente no início do século V a.C.. Atenas participou, por exemplo, da revolta Jônica, que levaria o rei persa Dario a invadir a cidade. A invasão marcou o início das Guerras Médicas, no ano de 490 a.C..

Dessa forma, pode-se perceber que por meio de diversas guerras, Atenas conseguiu consolidar o seu domínio sobre as cidades gregas que eram inferiores do ponto de vista militar.

Atenas: a “era de ouro”

A “era de ouro” de Atenas aconteceu durante a administração de Péricles, a partir do no ano de 480 a.C.. Durante esse período,  Atenas conheceu o seu maior desenvolvimento econômico e cultural.

A grandiosa era termina com a Guerra do Peloponeso, que, entre outras coisas, coloca fim também ao domínio ateniense sobre algumas das demais cidades gregas.

Atenas: sociedade

Atenas era hierarquicamente dividida, com a riqueza concentrada nas mãos dos eupátridas. Esse grupo grupo controlava a política da cidade e era responsável por organizar debates, por eleger os políticos e por decidir assuntos relativos à guerra.

Dessa forma, podemos afirmar que, apesar de Atenas ser considerada um modelo de democracia, existia muita insatisfação por parte dos membros das classes mais baixas, já que esses sofriam com baixos salários e pouco acesso à política.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.