História no ENEM: um resumo sobre a civilização grega

Confira!

Civilização grega: um dos temas mais cobrados na prova do ENEM

O termo “civilização grega” é usado para denominar uma civilização que se desenvolveu ao longo do período conhecido como “Grécia Antiga”.

Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de história dentro de provas importantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos de história, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a civilização grega. Confira!

O que foi a civilização grega?

Durante o período conhecido como “Grécia Antiga”, a civilização grega se desenvolveu como um conjunto de cidades-Estado e não enquanto uma nação unificada. Podemos dizer que essa civilização esteve presente na região que hoje conhecemos como Grécia (e também em outros territórios) entre  os séculos XIV a.C. e IX a.C. até o fim da antiguidade. 

Principais aspectos da civilização grega

A civilização grega possui uma diversidade de aspectos muito importantes.

Em Atenas, por exemplo, ocorreu o desenvolvimento da democracia no século V a.C.. Os atenienses acreditavam que o povo deveria contribuir para o bem coletivo da sociedade. Porém, a política grega era muito diferente de cidade para cidade: alguns territórios, por exemplo, possuíam leis que permitiam a escravidão, enquanto outros não usavam essa mão-de-obra. 

Em grande parte das cidades-Estado predominava a oligarquia rural, que comandava o rumo das decisões políticas e econômicos. Aqueles que eram de outras cidades, os estrangeiros e não podiam participar das decisões políticas, uma vez era permitida a participação apenas de quem nascia na cidade.

Quando pensamos em economia, a civilização grega desenvolveu o artesanato, a agricultura e o comércio. O comércio entre as cidades gregas acontecia com o uso da dracma, uma moeda da civilização.

Em relação à religião, por sua vez, os gregos eram politeístas, cultuando diversos deuses. A cultura grega era baseada, principalmente, na religião, sendo essa a base para a literatura, música e teatro.

Por fim, podemos dizer que um importante aspecto da civilização grega foi a produção de conhecimento: a Grécia Antiga foi o berço de grandes pensadores, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.