GRANDE NOTÍCIA para quem pensa no investimento do FGTS na Petrobras

Saiba o que é a Petrobrás e como funciona o investimento

A Petrobras é uma empresa estatal brasileira responsável pela exploração, produção, refinamento e distribuição de petróleo e gás natural. Como qualquer outra empresa, pode captar recursos por meio de emissão de títulos de dívida ou ações na Bolsa de Valores. Portanto, pensando nisso, geralmente os brasileiros se questionam sobre o investimento do FGTS na Petrobras.

Com relação ao investimento do FGTS na Petrobras, a negociação se daria por meio da compra de títulos emitidos pela estatal no mercado financeiro. Esses títulos podem ter prazos e remunerações diferentes, mas de modo geral, renderia juros e correção monetária.

Leia mais: Ministro do Trabalho pretende ALTERAR o SAQUE-ANIVERSÁRIO do FGTS

Vantagens do investimento do FGTS na Petrobras

Uma das principais vantagens do investimento do FGTS na Petrobras é a segurança proporcionada por investir em uma empresa estatal. Além disso, essa é uma das maiores empresas do país e possui grande potencial de valorização.

Além disso, a ação não prejudicaria o acesso do trabalhador ao saque do benefício em caso de demissão sem justa causa. Isso porque, o investimento é feito com recursos excedentes do FGTS, ou seja, aqueles que não foram utilizados para aquisição da casa própria ou para pagamento de outras despesas permitidas.

Desvantagens do investimento 

Por outro lado, há algumas desvantagens. A primeira delas é o fato de que o investimento em títulos de empresas pode apresentar riscos, especialmente em relação a oscilação dos preços no mercado financeiro.

Outro ponto importante é que o rendimento do investimento é menor do que outras opções disponíveis no mercado financeiro. Em termos práticos, é menor que os fundos de investimento ou ações de outras empresas.

Por fim, é importante lembrar que o investimento do FGTS na Petrobras não é obrigatório. Portanto, cabe ao trabalhador avaliar se essa é uma opção interessante para seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Veja também: INFORMAÇÃO importante sobre a solução para o FGTS BLOQUEADO

Investimento na Eletrobras vale a pena?

Como o cidadão não dispõe livremente de recursos vindos do FGTS, estes só se acessam em determinadas situações. Do contrário, eles ficam “presos” por um bom período. Ademais, a rentabilidade do Fundo de Garantia é baixa.

Esses recursos, ainda que aplicados, apresentam uma rentabilidade bastante razoável. Isso porque, o Fundo distribui uma parcela dos lucros a todos os trabalhadores, desde 2017. Ainda assim, os retornos ficam no limite de repor a inflação dos últimos anos. Dessa forma, é sempre arriscado retornar e ficar abaixo dos índices de valores após voltarem a explodir.

O FGTS possui um retorno de 3% anuais mais a TR (Taxa Referencial), um componente zerado por anos. Contudo, tendo a Selic alta, voltou com o rendimento, mas permanecendo ainda próximo do zero. Desse modo, o retorno-base é inferior ao retorno da poupança em boa parte do tempo. Isso porque, esse desenvolvimento foi capaz de ultrapassar a caderneta no momento em que a Selic ficou entre as mínimas históricas, o que aconteceu de fevereiro do ano 2020 até agosto do ano 2021.

Atualmente, a poupança tem o rendimento de 70% da Selic com TR quando a taxa é igual a menor que 8,5% e 6,17% anuais mais TR, tão logo a Selic ultrapassa a marca. Desde o ano de 2017, o Fundo distribui parte do lucro, como citamos. Assim, a medida auxiliou bastante.

Com isso, o FGTS conseguiu superar o índice inflacionário por cerca de cinco anos. Em três, ultrapassou a poupança. Como um tipo de “investimento” considerado baixo risco, esses números não estão ruins. Mesmo assim, não pode ser considerado um rendimento alto.

Além disso, não se tem garantia, pois o lucro que o FGTS proporciona é variável e, recentemente, o índice inflacionário explodiu. Até o ano terminar, saberemos qual é o rendimento de 2021. Só que, infelizmente, pode ser que decepcione centenas ou milhares de pessoas.

Caso fosse possível sacar todo o valor referente às contas de FGTS livremente, seria possível ter uma boa reserva de emergência de liquidez diária. Mas, isso se fosse uma aplicação financeira com risco baixo e um rendimento líquido parecido ou mesmo superior ao do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Isso significa que, considerando que os valores do FGTS estão “presos”, o pagamento do retorno, mesmo reunindo os incrementos anuais recentes, não é grandes coisas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.