GRANDE AVISO GERAL para os brasileiros com PIX e cartões de DÉBITO e CRÉDITO

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, conquistou os brasileiros, e segue batendo recordes. Nesse sentido, a ferramenta registrou o maior número de transferências realizadas em um único dia. Confira!

Além disso, este novo recorde de transferências do Pix foi batido uma semana antes do Dia das Mães. Esta é uma data comemorativa que movimenta milhões de reais na economia do Brasil, ficando atrás apenas do Natal, com relação às épocas comerciais mais prósperas do ano.

Sendo assim, no dia 5 de maio deste ano, foram realizadas 124.322.983 transações Pix. Este número é o maior registrado desde que a ferramenta do BC foi criada, se tornando um recorde. De acordo com o Banco Central, apenas neste dia foram cerca de R$ 70 milhões movimentados através do Pix.

Este número de transações, por sua vez, está muito acima do comum para um único dia. Isso porque, nos melhores dias, as transferências com Pix chegam na casa dos 110 milhões. A critério de exemplo, no dia 10 de abril, dia com maior número de transações do mês, foram registradas 105.667.115.

Além disso, curiosamente, no ano passado o recorde de transferências via Pix em um único dia também foi batido no Dia das Mães. No entanto, o número foi bem menor em comparação com este ano, “apenas” 73 milhões de transações.

Por fim, segundo o Banco Central, os horários preferidos dos brasileiros para a utilização do Pix são no almoço (por volta das 12h) e após o expediente de serviço (por volta das 18h). Além disso, o tipo de chave apontado como mais utilizado é a chave aleatória. Este tipo de chave Pix utiliza uma combinação aleatória de letras e números. Logo em seguida, a chave mais utilizada é o CPF, seguido do celular, e-mail e CNPJ.

Fim do crédito e débito?

Atualmente, o Pix é o método de pagamentos preferido dos brasileiros, sendo que praticamente todos os produtos e serviços do país podem ser pagos através da ferramenta. Sendo assim, é raro encontrar uma empresa ou estabelecimento que não aceite o sistema de pagamentos instantâneos como forma de pagamento.

Desta maneira, outros meios de pagamento, como o boleto bancário e cartões de crédito e débito estão sendo cada vez menos utilizados pelos brasileiros. Sendo assim, não é exagero dizer que, em um futuro próximo, estas ferramentas podem cair em desuso, ou até mesmo que elas deixem de ser aceitas nos estabelecimentos.

Pagamento Pix com cartão de crédito

O Pix no crédito é outra opção para pessoas que precisam transferir dinheiro, mas não possuem saldo suficiente na conta. Assim, ao invés de usar o dinheiro da conta-corrente, o cliente paga apenas com o saldo do cartão de crédito, com acréscimo de valor na fatura mensal, com opção de parcelamento.

Para quem recebe dinheiro, nada muda. O valor é creditado na hora, como qualquer transferência via Pix. Porém, é importante ficar atento ao planejamento financeiro antes de utilizar esse recurso.

Destaca-se que o Pix Crédito cobra juros e IOF. Portanto, deve-se tomar cuidado para não se endividar a longo prazo com as taxas, bem como estar atento para que os gastos não ultrapassem sua renda mensal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.