GRANDE AVISO GERAL para brasileiros com CARTEIRA DE TRABALHO

Saiba se é ou não é uma substituição da carteira de trabalho de papel

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é uma documentação obrigatória para os cidadãos que prestam serviços de quaisquer naturezas. Ademais, como extensão da versão impressa, existe agora também a Carteira de Trabalho Digital. Assim, conheça mais a respeito do assunto hoje no Notícias Concursos.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

Visando a modernização do acesso aos dados da vida de trabalho do cidadão, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital. Ela está disponível na loja de aplicativos para as versões Android, iOS e Web.

Leia mais: CTPS Digital: a centralização de dados do trabalhador

Mas, antes de tudo, é importante ressaltar que a versão digital não substituirá sua versão impressa. A única intenção é a facilidade ao acesso às informações que contêm nela.

Assim, para ter acesso ao documento, basta baixar o app de graça pelo smartphone ou acessar o site do MTE. Pelo site, é necessário ter login e senha, do contrário, será preciso criar no primeiro acesso.

Ademais, a novidade carrega consigo diversos benefícios, tais como agilidade para solicitar o documento, acesso às informações de contratos, entre outras coisas.  O objetivo, na verdade, é facilitar para o trabalhador que terá o documento nas mãos sempre que precisar para fazer consultas.

Os benefícios que se espera ter com a CTPS digital são:

  • Maior aproveitamento de vagas disponíveis, o que reduz o tempo do atendimento;
  • Mais agilidade ao acessar informações trabalhistas dentro de um só ambiente. Isso possibilita que o cidadão fiscalize os vínculos trabalhistas que teve.

Como solicitar a CTPS digital

Para solicitar a Carteira de Trabalho Digital, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Governo Federal, no endereço eletrônico https://www.gov.br/trabalho;
  • No menu “Mais Acessados”, clique em “Carteira de Trabalho Digital”;
  • Clique em “Acessar” para ser redirecionado à página de acesso;
  • Se você já possui um cadastro no “gov.br”, informe seu CPF e senha, e clique em “Entrar”. Caso não possua, clique em “Crie sua conta” para realizar o cadastro;
  • Após o acesso, clique na opção “Solicitar” na seção “Carteira de Trabalho”;
  • Preencha os campos obrigatórios solicitados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do CPF, e clique em “Avançar”;
  • Complete as informações sobre sua filiação, nacionalidade, estado civil, gênero e raça, e clique em “Avançar”;
  • Preencha os campos relacionados à sua documentação, como RG, data de emissão e emissor, e clique em “Avançar”;
  • Informe seu endereço completo, telefone e e-mail, e clique em “Avançar”;
  • Preencha as informações sobre sua formação acadêmica e profissional, e clique em “Avançar”;
  • Revise todas as informações fornecidas e clique em “Confirmar” se estão corretas;
  • Caso a solicitação seja aceita, você receberá uma confirmação de que sua Carteira de Trabalho Digital foi gerada com sucesso;
  • Para acessá-la, clique em “Acessar” e faça login com seu CPF e senha cadastrada no “gov.br”;
  • Pronto! Agora você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital, utilizada para registrar seus contratos de trabalho, consultar seus dados profissionais e obter informações sobre benefícios trabalhistas.

A Carteira de Trabalho Digital é mais uma praticidade oferecida para o cidadão brasileiro. Agora, é possível carregar toda a sua vida laboral dentro do seu celular e consultá-la quando quiser, sem nenhum problema.

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