Governo BATE MARTELO e define quem pode usar os POSTES DE ENERGIA ELÉTRICA

Governo Federal Define Regras Para Uso de Postes de Energia Elétrica

O governo federal, em um movimento estratégico, definiu finalmente normas para o compartilhamento de postes de energia elétrica. Essa decisão busca resolver um problema histórico que afeta o setor de telecomunicações e energia no Brasil.

Contexto do Uso dos Postes

A ocupação desordenada de postes de energia elétrica é um problema que se arrasta há anos no Brasil. As empresas de telecomunicações, internet e TV por assinatura têm enfrentado dificuldades para instalar seus cabos e equipamentos devido à falta de espaço nos postes.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2019 já existiam cerca de 45 milhões de postes no país, dos quais 11 milhões apresentavam problemas relacionados à ocupação irregular. Esta situação foi verificada em 25% dos 5.570 municípios brasileiros.

A Resposta do Governo Federal

Para combater este problema, os Ministérios das Comunicações e de Minas e Energia instituíram a Política Nacional de Compartilhamento de Postes. Esta política substitui as regras estabelecidas em 2014 pela Anatel e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A nova política, também conhecida como Poste Legal, visa regulamentar o uso conjunto da infraestrutura de postes de energia elétrica. As empresas de telecomunicações continuarão a solicitar o compartilhamento de postes diretamente às distribuidoras de energia elétrica.

Governo cria normas para compartilhamento de postes de energia.
Governo cria normas para compartilhamento de postes de energia. Imagem: Agência Brasil

Impactos da Nova Política do POSTE LEGAL

A nova política traz diversos benefícios para o setor de telecomunicações e para a população em geral.

Os postes são essenciais para a universalização da telefonia fixa e para a massificação da internet. Com a nova política, espera-se que mais domicílios tenham acesso à internet.

Além disso, a regulamentação do uso dos postes ajudará a prevenir a ocupação desordenada e a instalação clandestina de cabos e fios, melhorando a segurança da população.

Desafios

Apesar dos benefícios, também existem desafios que precisam ser superados. O principal deles é estabelecer uma metodologia para definir os valores que as empresas de telecomunicações deverão pagar às empresas de energia elétrica pelo uso da infraestrutura dos postes. Este processo será realizado conjuntamente pela Anatel e pela Aneel.

A decisão do governo federal de estabelecer normas para o compartilhamento de postes de energia elétrica é um passo importante para resolver um problema histórico que afeta o setor de telecomunicações e energia no Brasil.

A nova política traz benefícios significativos para o setor e para a população em geral, mas também apresenta desafios que precisam ser superados. Com a implementação efetiva da Política Nacional de Compartilhamento de Postes, espera-se que mais domicílios tenham acesso à internet e que a segurança da população seja melhorada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.