Governo acaba de REVELAR que brasileiros terão que TROCAR de TV ou usar conversor no ano que vem; entenda motivo

Saiba detalhes do novo padrão

Você curte assistir televisão? Então, precisa ficar por dentro das novidades! A saber, nesta semana, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que nenhum aparelho de TV atualmente vendido no Brasil é capaz de suportar o novo padrão de transmissão, que será implementado no ano que vem, chamado de TV 3.0.

Assustou?

Cabe destacar que segundo o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz, não há modelos de TV disponíveis no mercado brasileiro que possam receber o sinal da ‘TV 3.0’. Por isso, no primeiro momento de implantação, será preciso usar conversores.

Fases de implantação da TV 3.0

Diante desse cenário, o governo trabalho com duas etapas de implementação: tvs com receptores e, depois, novas tvs com suporte para o novo sinal.

Contudo, para atender a demanda de mais de 69,6 milhões de lares com TV no Brasil, o governo ainda não definiu se os conversores terão distribuição de forma gratuita ou se a população terá que comprar o equipamento.

“Como a vida útil das TVs tem uma carga ainda a ser cumprida, em especial porque tivemos eventos esportivos importantes nos últimos anos que fomentaram a troca dos televisores, entendemos que no começo vamos ter que ter um receptor que faça a conversão desses sinais”, declarou o secretário.

Entretanto, mesmo que ainda não se tenha os detalhes efetivos sobre a distribuição dos conversores, o governo já sinalizou que estuda criar linhas de crédito para as emissoras investirem na nova tecnologia de transmissão.

Como incentivo e argumento, o governo aponta que as redes de televisão do Brasil perderam receita para serviços de streaming como Netflix.

Mas, afinal, do que se trata essa modernização?

A TV 3.0 é um novo padrão para as transmissões nacionais que vai mudar radicalmente como os programas de televisão são produzidos, consumidos e distribuídos.

Em resumo, a tecnologia, que deve chegar no Brasil em 2025, pode unir a tela da televisão com o universo da internet, metaverso e Web3.

Isso porque, entre as funções a serem habilitadas pela TV 3.0 está a integração entre o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet.

Na prática, a TV 3.0 promete melhorias significativas em termos de qualidade de conteúdo, interatividade e personalização. Além disso, maior robustez na transmissão de sinais, especialmente para dispositivos móveis.

Falando de fato no que vai ser perceptível, uma das principais características da TV 3.0 é sua capacidade de transmitir vídeos em alta definição, em até 8K.

Ainda mais, com a tecnologia, as emissoras podem oferecer programas diferentes para públicos específicos. Isso, com base no perfil do telespectador, com monitoramento em tempo real através de algoritmos, tal como o Youtube e Instagram já sugerem.

Abraçando o público mobile

Por fim, não se pode deixar de informar outra característica importante da TV 3.0. É a sua capacidade de transmitir sinais para dispositivos móveis com robustez e precisão, sem quedas de sinal.

Desse modo, quem consumir mais conteúdo pelo celular ou tablet, por exemplo, terá uma elevação de qualidade nunca antes vista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.