Concursos BOMBEIROS com 144 VAGAS pode sair em breve!

Confirmado que já está na fase de estudo técnico

Está cada vez mais perto! A saber, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro já iniciou os preparativos para a realização de um novo concurso. No momento, a seleção está em fase de estudos para a escolha da banca.

Aliás, os detalhes que traremos ao longo deste artigo foram obtidos com exclusividade pela Folha Dirigida por Qconcursos. O canal teve acesso ao Estudo Técnico Preliminar (ETP), que é usado como base para a elaboração do termo de referência/projeto básico do edital.

Número de vagas do concurso Bombeiros

De imediato, o intuito da corporação é realizar o provimento de 144 vagas no cargo de soldado bombeiro militar, na qualificação de Busca e Salvamento.

Ainda mais, vale mencionar que a carreira tem como exigência o nível médio completo.

No entanto, até o que se sabe, no documento não consta se haverá aplicação de algum limite de idade. Cabe citar que atualmente, os soldados devem ter, pelo menos, 18 anos e, no máximo, 32 anos.

Além disso, passando agora para a questão da remuneração, saiba que no último edital, os salários iniciais para soldados eram de R$ 2.791,72. Entretanto, este valor poderia aumentar com a gratificação de habilitação profissional, conforme os vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.

Já existe uma projeção?

Veja só, ainda que esteja com estudos em andamento e com informações pré-definidas, o CBMERJ informa que ainda aguarda por uma autorização governamental para a realização do concurso público.

Como serão as provas do CBMERJ?

No documento, a corporação indica que os candidatos para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro serão avaliados por meio de um exame intelectual, ou seja, prova objetiva, com banca organizadora a ser definida.

Então, quando aplicada, a prova objetiva terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, com cinco alternativas cada.

Os candidatos que não acertarem, pelo menos dez questões em qualquer das áreas de conhecimento, serão considerados eliminados.

Prova prática para os futuros bombeiros

Adicionalmente, além da prova objetiva, o concurso CBMERJ para soldado de Busca e Salvamento contará com outras fases.

Prova prática

  • Apneia voluntária em repouso;
  • Apneia voluntária em movimento;
  • Nado Livre;
  • Flutuação.

Teste de Aptidão Física (TAF)

  • Corrida de meio fundo, em pista de atletismo de 400 metros;
  • Flexão e extensão MMSS, em barra fixa cilíndrica com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm;
  • Flexão abdominal;
  • Exame de saúde;
  • Avaliação de títulos.

Quando foi o último concurso bombeiros do Rio de Janeiro?

Com publicação em janeiro do ano passado, o último concurso CBMERJ teve organização pelo Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds).

Na ocasião, houve a oferta de 800 vagas para soldados e sargentos músicos. Desse total, 670 foram para soldados e 130 para sargentos músicos.

Por fim, a título informativo, vale sinalizar que para o cargo de soldado, os requisitos eram: idade mínima de 18 anos no momento da nomeação e até 32 anos no dia de abertura das inscrições; e escolaridade que variou conforme a especialidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.