ATENÇÃO! Novo golpe FGTS; confira as informações da Caixa e se PROTEJA

Conheça o novo golpe envolvendo o FGTS e saiba como se proteger.

Um novo golpe envolvendo o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem circulado nas redes sociais e fazendo vítimas com a falsa promessa de desbloquear juros da conta através de um aplicativo pago.

Se você ainda não viu esse anúncio, provavelmente verá em breve. Portanto, é essencial estar informado sobre esses crimes, além de sempre consultar declarações da Caixa Econômica Federal, responsável pelos fundos dos trabalhadores.

Assim, esse texto foi pensado para alertar e esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto, a fim de evitar transtornos e prejuízos relacionados a esse golpe. Continue a leitura com a gente para se informar e não cair em falsas promessas.

Você pode se interessar em ler também:

Como funciona o novo golpe do FGTS?

Basicamente funciona da seguinte forma: geralmente aparece um vídeo de divulgação desse suposto serviço. Os golpistas utilizam de artifícios de montagem para deixar a propaganda convincente e de estratégias de persuasão.

Uma das afirmações é sobre a não divulgação, por parte do Governo Federal, da possibilidade de anular os juros da conta vinculada ao FGTS e que ainda é possível sacar uma certa quantia do saldo, supostamente de 5 a 13 salários mínimos.

Com uma promessa tão atraente, não é atoa que muitas pessoas tem clicado no anuncio e caindo no golpe do FGTS.

Quando o interessado clica no vídeo, é redirecionado para uma página falsa que simula uma consulta ao saldo do Fundo de Garantia e dos juros acumulados. Depois disso, informam um suposto valor disponível para saque apresentando um botão escrito: “Desbloquear saldo”.

Por fim, são solicitadas informações pessoais da vítima, tais como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número para contato (fixo e celular);
  • E-mail;
  • Dados completos do cartão de crédito ou chave Pix;
  • Dentre outras.

A requisição é justificada como obrigatória para o download do aplicativo que fará a transação de resgate dos valores.

Dessa forma, os criminosos tem acesso aos dados pessoais da vítima, que podem ser utilizados para várias finalidades, inclusive para acessar contas e realizar transações.

Por isso mesmo, a Caixa emitiu um alerta para que as pessoas ficassem atentos a esse golpe do FGTS, além de outros relacionados ao benefício.

Caixa alerta sobre o novo golpe

A Caixa, responsável pela administração dos recursos do FGTS, nega a existência da opção de desbloquear juros na conta vinculada do fundo e afirma que os canais de informação sobre o Fundo de Garantia são distintos.

Devido a isso, o comunicado oficial da instituição financeira reforça sobre os possíveis canais de comunicação para se obter informações do FGTS de forma segura e verídica.

Você pode acessar o site do banco, baixar o aplicativo oficial ou se dirigir a uma agência bancária ou correspondente autorizado. Também é possível entrar em contato por telefone, através do número: 0800 726 0101.

Por fim, vale dizer que a colaboração entre cidadãos e instituições financeiras é essencial para proteger os direitos e recursos individuais, promovendo um ambiente financeiro seguro e confiável para todos.

Observações sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício trabalhista que tem como principal objetivo proporcionar uma segurança financeira em momentos delicados. Dessa forma, funciona como uma poupança que pode ser acessada pelo trabalhador seguindo alguns critérios.

Atualmente, o FGTS oferece diversas modalidades de saque, totalizando 14 opções para o trabalhador. Entre essas modalidades, existem quatro principais que são mais comumente solicitadas. São elas:

  1. Demissão sem justa causa: Caso o trabalhador seja demitido sem motivo justificado por parte do empregador, ele tem direito a sacar o valor acumulado em sua conta do FGTS. Essa modalidade é uma das mais conhecidas e frequentemente utilizadas pelos trabalhadores que perderam seus empregos de forma involuntária;
  2. Aposentadoria: Quando o trabalhador se aposenta, ele pode solicitar o saque do FGTS acumulado ao longo de sua vida profissional. Assim, esse benefício serve como um complemento à renda do trabalhador após sua saída do mercado de trabalho;
  3. Aquisição da casa própria: Uma das principais finalidades do FGTS é auxiliar o trabalhador na conquista da casa própria. Portanto, é possível utilizar os recursos do fundo para dar entrada em um imóvel ou amortizar o saldo devedor de um financiamento habitacional;
  4. Tratamento de doença grave: Em casos de doenças graves, como câncer, HIV, insuficiência renal, entre outras, o trabalhador pode solicitar o saque do FGTS para custear o tratamento médico necessário. Essa modalidade visa proporcionar suporte financeiro em momentos de saúde delicada.

Em conclusão, é importante reforçar que essas são apenas algumas das modalidades de saque disponíveis no FGTS. Existem outras situações específicas em que o trabalhador pode utilizar os recursos do fundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.