Os golpes através do PIX, ferramenta criada pelo Banco Central em 2020, só tem aumentado no país. O recurso oferece serviços de transferência de renda gratuitos e instantâneos, o que facilita a utilização por criminosos.
Entre diversos casos desse crime, o mais recente aconteceu no município de Santos (SP), em que a vítima idosa e aposentada perdeu cerca de R$ 60 mil.
A srª Inazeli Azevedo, teria recebido ligações de uma suposta funcionária do Banco do Brasil (BB), que a orientou que checasse sua conta em um terminal de autoatendimento e realizasse a troca de senha.
Dicas para não cair no golpe do PIX
Diante os casos recorrentes e o relatado anteriormente, saiba como evitar ser a próxima vítima de golpes similares. Confira as dicas a seguir:
- Desconfie de links, aplicativos, anexos ou documentos encontrados nas redes de comunicação;
- Mantenha-se calmo e atento a informações que recebe. No caso de uma ligação, por exemplo, os golpistas podem se aprovar do pânico momentâneo para aplicar seus golpes;
- Guarde suas informações pessoais. Ou seja, não passe os seus dados como RG, CPF e e-mail para qualquer um;
- Escolha uma senha forte para evitar que a mesma seja identificada;
- Fique atento a informações ou notificações que chegam com facilidade.
O que fazer se cair em um golpe?
Caso, infelizmente, tenha caído em algum golpe do PIX, não se limite ao constrangimento e recorra as autoridades responsáveis. Talvez o responsável seja pego e tenha seu dinheiro restituído.
Além disso, é importante também informar as instituições em que o crime ocorreu e solicitar o cancelamento da chave do PIX. Por fim, redobre sua atenção para as possibilidades, muitas vezes os criminosos se passam por advogados ou policiais e dizem ajuda-los a recuperar o dinheiro perdido.