O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma nota nesta quarta-feira (7) sobre a existência de um novo golpe. Dessa vez, os bandidos estão enganando pessoas prometendo atualizar dados de benefícios. Eles entram em contato e pedem dados pessoais dos beneficiários
De acordo com o INSS, essas pessoas entram em contato com beneficiários através de cartas, e-mails, telefonemas ou mesmo mensagens de aplicativo de celular. Eles se apresentam como funcionários do Instituto e informam que o cidadão precisa fazer a revisão dos dados para não perder o benefício.
Entre outras coisas, esse grupo também coloca uma certa pressão no beneficiário. Eles afirmam que se eles não fizerem essa revisão, irão acabar perdendo o benefício. E é justamente por isso que muita gente acaba caindo no golpe. Afinal, muita gente acaba temendo que isso aconteça de fato.
Quem passa pela fraude como esses usuários precisa denunciar o fato para os canais oficiais do INSS. Isso é um ato importante porque qualquer tipo de pista vai ajudar o Instituto e os setores de segurança a encontrarem a quadrilha e evitar que eles sigam cometendo crimes e fazendo vítimas pelo Brasil.
Além disso, o INSS afirma que é importante ir para a polícia e formalizar um Boletim de Ocorrência (BO). Eles dizem também que é necessário informar sobre o golpe para o banco em que a pessoa recebe o benefício. Esses agentes irão indicar qual a melhor maneira de proceder em cada um dos casos em questão.
Dicas para não cair no golpe
Aliás, na nota que o INSS divulgou, eles afirmam que o passo mais importante para escapar dos golpes é manter sempre os dados atualizados nos sistemas oficiais do Instituto. Em casos de dúvida, é só ligar para o número 135 ou ainda acessar o app Meu INSS.
“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do Instituto, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, diz a nota.
“O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”, completam.
Usar canais oficiais
O INSS diz ainda que é importante sempre usar os canais oficiais do Instituto. Então em caso de qualquer tipo de dúvida ou de necessidade específica, é preciso procurar pelos sites, apps e contatos da autarquia.
“É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, afirmam.
Aos mais jovens, a dica é sempre prestar atenção na atividade dos mais velhos na internet. É que nem sempre as pessoas de mais idade possuem uma capacidade avançada de interpretação do universo online. Por isso, eles costumam ser as maiores vítimas.