GitOps – Gerenciamento e Otimização na Entrega da Aplicação

O que é GitOps?

De forma sucinta, o GitOps é um gerenciador de configuração aplicada a um contexto específico e restrito, dessa forma, esse gerenciador considera que a única fonte de verdade é um repositório Git. Sendo assim, é uma maneira inteligente de Continuous Deployment de aplicações CloudNative.

Gerenciador e Kubernetes

Por isso, o gerenciador GitOps é utilizado na comunidade Kubernetes, pois otimiza os processos, já que é um conceito baseado em DevOps. Assim sendo, o GitOps é uma única fonte para infraestrutura.

Portanto, a infraestrutura da empresa pode ser reproduzida na ferramenta Kubernetes e gerenciada pelo Git.

Pipeline automatizado e monitoramento por parte dos profissionais

Para que a empresa tenha sucesso através dessas ferramentas, é importante que a equipe de T.I. tenha um pipeline de entrega que permita alterações na sua infraestrutura quando realizadas no Git, por isso, o pipeline deve ser automatizado em sua totalidade.

Bem como, é fundamental que a equipe monitore os fatores inerentes à segurança da informação, além disso, é um importante que a área de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento tenha um controle de armazenamento em uma única fonte, para que possa recuperar dados, caso necessário.

Impacto na produção e resultados de uma empresa

O Git desempenha um papel central no modelo pipeline do GitOps, configuração, código e stack. Dessa forma, todos os desenvolvedores podem usar o GitHub para direcionar e continuar os processos. Além disso, no pipeline do GitOps a produção fica otimizada, pois os princípios de automação e implantação são integrados ao Weave Cloud.

Portanto, a tecnologia GitOps é um avanço para a empresa otimizar suas entregas e se manter atualizada quanto a otimização de fatores tecnológicos que impactam no negócio de forma holística.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.