A gestão de pessoas está cada vez mais holística e dinâmica, considerando toda a volatilidade inerente à era digital.
Gestão de pessoas: o direcionamento holístico do capital humano na era digital
A resiliência se tornou um valor empresarial muito necessário. Visto que uma empresa que se adapta a tantas mudanças, eleva o nível de seu serviço e o seu valor de mercado. Muitas mudanças ocorrem de modo indireto e impactam diretamente no resultado da marca no mercado. Sendo assim, a gestão de pessoas precisa considerar todas essas mudanças para que possa direcionar suas ações.
Recursos Humanos
A maneira como uma empresa separa as suas subáreas de Recursos Humanos pode ser personalizada. Já que é possível que essa separação ocorra de acordo com o porte e a cultura da empresa. Todavia, é necessário que essa gestão acompanhe os fluxos do mercado, já que deve haver um alinhamento entre os valores empresariais e os valores do seu capital humano.
A validação dos perfis para viabilizar as novas contratações
Sendo assim, a validação de perfis para a contratação deve ser feita antes do processo de recrutamento e seleção; bem como é importante que a empresa verifique possíveis ações no que diz respeito a treinamentos internos e desenvolvimento do capital humano. Já que é possível repassar os valores empresariais para o funcionário, reforçando a sua cultura. Além disso, caso a empresa esteja modificando a sua cultura, treinar os funcionários e buscar ações de interação pode ser um grande diferencial.
Retenção de talentos
A gestão de pessoas também deve atrair e reter talentos. Por isso, elaborar ações que objetivem o desenvolvimento do funcionário pode ser bastante relevante para que a empresa cresça direcionando o seu fluxo interno e criando um planejamento de carreira.
Ainda que a empresa seja de pequeno porte é possível que as criações sejam corroboradas para que a gestão de pessoas ocorra de forma positiva. Por exemplo, é possível realizar reuniões brainstorming para que a empresa possa entender a necessidade do cliente e ouvir os funcionários. Visto que muitos colaboradores que entram em contato direto com o cliente podem sugerir resoluções importantes.
Além disso, é necessário que a empresa acompanhe todo o suporte para que o funcionário possa executar suas tarefas e também quebre as barreiras na comunicação interna.
Otimização dos fluxos
Sendo assim, investimentos em sistemas integrados, como a tecnologia omnichannel, podem fazer parte dos projetos da empresa para otimizar seus fluxos, melhorar as ferramentas de trabalho e mensurar os resultados. Dessa forma, podemos entender que a gestão de pessoas é multifatorial e pode funcionar de acordo com a empresa, considerando todas as necessidades envolvidas no processo de gerenciamento de equipes e seu impacto no relacionamento da empresa com o cliente.