Gestão Ambiental: Tópicos abordados em concursos

A gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que tem como principal objetivo a sustentabilidade. 

Desse modo, são praticados métodos administrativos visando a redução do impacto ambiental das atividades econômicas oriundos dos recursos da natureza. 

Gestão ambiental poderá aparecer em provas de concursos, vestibulares e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Principais objetivos da Gestão Ambiental

Podemos destacar como os principais objetivos da gestão ambiental:

  • Usar os recursos naturais de forma racional
  • Buscam saídas para que a haja a manutenção da biodiversidade
  • Admissão de métodos de reciclagem e resíduos sólidos 
  • Visa a sustentabilidade dos recursos naturais 
  • Processo produtivo reaproveita e trata recursos naturais como a água 
  • Desenvolvimento de produtos que impactem minimamente o meio ambiente
  • Utilização de sistemas que não contribuam para a poluição ambiental, como por exemplo o carbono zero. 
  • Investimento em treinamento de funcionários para conhecerem o sistema de sustentabilidade da companhia e sua importância.  
  • Desenvolvimento de programas que retirem produtos do meio ambiente, sobretudo os poluentes dos rios, solos, entre outros. Por meio da logística reversa com o recolhimento de pneus, pilhas, celulares, entre outros. 

Importância

A importância da gestão ambiental em uma empresa é fundamental por diversos motivos. Um deles é a valorização da marca por estar realizando um trabalho sustentável. 

Além disso, companhias que adotam a gestão ambiental acabam reduzindo custos, devido a redução de desperdícios e através da reutilização dos materiais que antes eram descartados. 

Ademais, empresas que adotam esse sistema acabam melhorando suas relações comerciais com outras empresas e com os consumidores que buscam esse princípio. 

Vale destacar que devido à globalização e aos extremos impactos ambientais causados pelo homem, desencadeando o aumento do Efeito Estufa e do Aquecimento Global, a gestão ambiental acaba sempre muito discutida, assim como implantada por grandes empresas. 

ISO 14000

Podemos destacar também a questão do ISO 14000 que nada mais é que um conjunto de normas técnicas e administrativas que visa estabelecer parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental em empresas públicas e privadas. 

Todas essas normas provêm da ISO “International Organization for Standardization”, em tradução “Organização Internacional para Padronização”.

E então, gostou de conhecer melhor sobre os tópicos principais de gestão ambiental?

Não deixe de ler também – Ecologia: Entenda a Logística Reversa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.