Geografia: O que é o trópico de Câncer e sua importância

Saiba mais sobre a localização geográfica e a importância do Trópico de Câncer

O Trópico de Câncer consiste em uma linha de latitude que circunda a Terra a aproximadamente 23,5° ao norte da linha do Equador.

É o ponto mais ao norte da Terra onde os raios do sol podem aparecer diretamente acima ao meio-dia local.

Além disso, tem extrema importância para a geografia da Terra porque também marca a fronteira norte dos trópicos, região que se estende do equador ao norte até o Trópico de Câncer e ao sul para o Trópico de Capricórnio.

A linha passa, por exemplo, pelo Havaí, nos Estados Unidos, por partes da América Central, norte da África e pelo deserto do Saara, assim como perto de Calcutá, na Índia.

De onde vem o nome do Trópico de Câncer

O Trópico de Câncer recebeu o seu nome em pleno solstício de junho quando se torna verão no hemisfério norte. Nesse sentido, o sol à época se mostrava apontado na direção da constelação de Câncer.

Entretanto, como essa nomenclatura ganhou validade já há mais de 2.000 anos, o sol não se encontra mais na constelação de Câncer. Atualmente, a saber, localiza-se na constelação de Touro.

Sua importância

O trópico de Câncer possui diversas funções. Uma delas é de dividir a Terra em diferentes partes para navegação, assim como para marcar a fronteira norte dos trópicos.

Ademais, ele interfere na quantidade da radiação solar que incide na Terra e na criação das estações.

Também chamada de insolação, essa incidência de radiação ocorre principalmente no ponto subsolar da Terra que se situa bem abaixo do Sol. Dessa maneira, os raios atingem a superfície a 90 grau.

E por conta do ponto subsolar axial da Terra, esse fenômeno da insolação migra todos os anos entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.

 

Também leia outro artigo sobre geografia para estudar: Países situados na linha do Equador e características

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.