ENEM e Vestibulares: os blocos econômicos

O termo “blocos econômicos” é usado para definir as organizações internacionais formadas por países com objetivos diversos, como promover a integração entre os membros.

O assunto é muito cobrado por questões de geografia e de atualidades dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os blocos econômicos. Vamos conferir!

O que são os blocos econômicos?

Como mencionado, os blocos econômicos são criados para facilitar o comércio e os investimentos entre os países membros, promovendo o desenvolvimento econômico regional e a cooperação política.

Quais são os tipos de blocos econômicos?

Atualmente, existem tipos diferentes de blocos econômicos em funcionamento, cada qual com as suas características. São eles:

  • Zonas de Livre Comércio: Isenção total ou parcial de taxas alfandegárias entre os membros. Exemplo: NAFTA.
  • União Aduaneira: Países membros possuem a mesma TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Comunidade Andina das Nações.
  • Mercado Comum: Livre Circulação de Pessoas, Bens, Serviços e Capitais, sem a cobrança de tarifas alfandegárias. Ex. CEE (antes de se transformar na União Europeia).
  • União Política e Econômica: Mesmo parlamento, moeda e Banco Central. Exemplo: União Europeia.

Blocos econômicos: União Europeia

A União Europeia, conhecida pela sigla UE, é uma união política e econômica criada no ano de 1992, com o objetivo de criar um bloco econômico que pudesse estabelecer uma cooperação entre determinados países da Europa.

Nos dias de hoje, a União Europeia é considerada um dos blocos mais avançados de todo o mundo, já que possui uma forte integração econômica, uma moeda comum, a livre circulação de pessoas, leis próprias, um Banco próprio (Banco Central Europeu), um Parlamento próprio (o Parlamento Europeu) e eurodeputados (deputados eleitos pelos cidadãos dos seus países membros). 

É válido destacar também a presença do Espaço Schengen, um espaço sem fronteiras internas no interior do qual os cidadãos europeus e muitos de países que não pertencem à União Europeia podem circular livremente. Criado em 1985, este espaço tem vindo gradualmente a crescer, englobando, hoje em dia, quase todos os países da UE e alguns países associados.

Blocos econômicos: NAFTA

Na América do Norte, podemos destacar o NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio que posteriormente foi substituído pelo USMCA, Acordo Estados Unidos-México-Canadá.

O bloco foi criado com o objetivo de promover a liberalização do comércio e dos investimentos entre os países-membros, eliminando barreiras tarifárias e não tarifárias.

Blocos econômicos: Mercosul

O Mercosul foi criado em 1991, com o Tratado de Assunção.  A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, foi escolhida para ser a sede da organização. Oficialmente, quatro países integram o bloco econômico: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O Mercosul foi criado para a consolidação de uma zona de livre comércio no continente americano entre os países membros, a fim de garantir a circulação comercial de produtos sem a necessidade de trâmites burocráticos e da cobrança excessiva de taxas alfandegárias.

É interessante mencionar a peculiaridade que envolve a relação do bloco com a Venezuela. A Venezuela havia ingressado em 2012 no bloco, uma vez que país possui importância estratégica pois é membro da OPEP e pode facilitar o diálogo entre a organização e o Mercosul. Porém, Em 2016, os países fundadores do bloco anunciaram que, em decorrência do descumprimento de normas, a Venezuela seria suspensa do Mercosul.

Devemos nos lembrar de que os membros do Mercosul devem respeitar os princípios democráticos e, no ano de 2016, a Venezuela foi palco da consolidação de uma ditadura.

Blocos econômicos: APEC

A APEC, sigla para Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, foi criada durante a Conferência de Seattle, no ano de 1993.

Atualmente, o bloco é uma zona de livre comércio que conta com 21 países membros, como Estados Unidos, China e Japão.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.