Geografia: Países situados na linha do Equador e características

Entenda tudo sobre a linha que divide os hemisférios sul e norte para estudar geografia!

A linha do Equador percorre exatos 40 mil e 75 quilômetros ao redor do planeta Terra. Entretanto, somente 13 países se situam sobre ela.

O equador é uma linha imaginária que circunda o mundo, dividindo-o nos hemisférios norte e sul.

Por causa disso, o ponto de intersecção de qualquer local pelo equador é equidistante dos polos norte e sul.

O que acha de conhecer melhor as características da linha do Equador? O tema pode compor questões de vestibulares e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

13 países que se encontram no equador

Dos 13 países que se encontram na linha do Equador, sete estão na África – a maior parte de qualquer continente – e a América do Sul é o lar de três dessas nações. Os demais países consistem em nações insulares situadas nos oceanos Índico e Pacífico.

Os países por onde passa a linha do Equador são:

  1. São Tomé e Príncipe
  2. Gabão
  3. República do Congo
  4. República Democrática do Congo
  5. Uganda
  6. Quênia
  7. Somália
  8. Maldivas
  9. Indonésia
  10. Kiribati
  11. Equador
  12. Colômbia
  13. Brasil

11 desses países entram em contato direto com a linha do equador. As massas de terra das Maldivas e Kiribati, entretanto, não passam por ela. Em vez disso, o equador passa pelas águas pertencentes a essas ilhas.

Linha de latitude

A linha do equador consiste em uma das cinco linhas de latitude usadas para ajudar as pessoas a navegar pelo mundo. As outras quatro incluem o Círculo Ártico, o Círculo Antártico, o Trópico de Câncer, assim como o Trópico de Capricórnio.

Como a Terra é uma esfera, o equador – a linha do meio – é significativamente mais longo do que qualquer uma das outras linhas de latitude. Juntamente com as linhas de longitude que vão de um polo a outro, as linhas de latitude possibilitam que cartógrafos e navegadores localizem qualquer lugar do globo.

A saber, o plano do equador passa pelo sol nos equinócios de março e setembro. Por consequência, o sol parece cruzar o equador celestial nessas horas. Surpreendentemente, as pessoas que vivem no equador experimentam o nascer e o pôr do sol mais curtos porque o sol viaja perpendicularmente ao equador a maior parte do ano e a duração dos dias é virtualmente a mesma.

Clima Equatorial

A maioria dos países cortados pela linha do Equador experimenta temperaturas muito mais quentes durante todo o ano do que o resto do mundo, apesar das elevações compartilhadas. Isso se deve à exposição quase constante do equador à luz solar no ano todo.

Os países do equador incluem quase metade das florestas tropicais do mundo – concentradas nas nações africanas do Congo, Brasil e Indonésia. Além disso, os níveis de luz solar e chuva ao longo desta linha são ideais para o crescimento de plantas em grande escala.

De acordo com especialistas, supor que as condições tropicais quentes são a norma, a linha do equador oferece um clima surpreendentemente diverso.

Algumas regiões ao longo do equador são planas e úmidas, outras, como por exemplo os Andes, são montanhosas e secas. Ademais, pode-se encontrar até neve e gelo o ano todo em Cayambe, um vulcão adormecido no Equador com uma altura de 5.790 metros.

Apesar das temperaturas constantes, muitas vezes existem diferenças dramáticas na precipitação e umidade ao longo do equador, uma vez que são determinadas pelas correntes de vento. Na verdade, essas regiões raramente experimentam estações verdadeiras. Nós, aqui do Brasil, sabemos bem como é isso, não é mesmo?

E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Não deixe de ler também – Geografia: O que são as massas de ar e os principais tipos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.