Geografia: O que é um terremoto de gelo?

Conheça mais sobre esse fenômeno

Terremotos de gelo (ou “criossismos”, se você quiser ser mais técnico), são eventos sísmicos que ocorrem normalmente nas regiões boreais ou frias temperadas da Terra.

Mas não se deixe enganar pelo nome – embora eles exibam estrondos e estrondos como terremotos e possam rachar o solo, construir fundações e estradas, eles são movidos pelo clima, e não pelo movimento das placas tectônicas.

Eles ocorrem sempre que o solo saturado de água congela rapidamente e depois se expande, levando à fratura do solo subterrâneo e da rocha.

Outra diferença significativa entre esses dois eventos é que os terremotos são tipicamente eventos de pequena magnitude e podem nem mesmo se registrar nos sismógrafos. Os terremotos de gelo também são altamente localizados e, em alguns casos, não se deslocam mais do que algumas centenas de metros do ponto de origem.

Eles geralmente ocorrem entre a meia-noite e o amanhecer, a parte mais fria da noite, então não é de se admirar que algumas pessoas não os conheçam.

Porém, se você já foi acordado em uma noite de inverno pelo que parece ser um punho batendo contra uma parede, ou o disparo de uma espingarda, é possível que você tenha testemunhado um terremoto e nem mesmo percebido.

Quando e como terremotos de gelo ocorrem

Assim como os geólogos não podem prever o local e a hora exatos em que um terremoto pode balançar o solo sob os pés, os meteorologistas não são capazes de prever terremotos.

No entanto, o melhor momento para possivelmente experimentar um desses eventos elusivos é quando você espera chuva, neve derretida ou uma mistura de inverno que vai saturar o solo; uma onda fria, como um surto de vórtice polar ou um clipper de Alberta; e cobertura mínima de neve no solo (surpreendentemente, um manto de neve pode isolar o solo das rápidas quedas de temperatura).

Tremores de geada começam a se formar quando o solo está saturado por causa de uma recente tempestade ou tempestade de neve.

Normalmente, menos de 48 horas após o término da precipitação, as temperaturas do ar cairão de quase zero para abaixo de zero, fazendo com que as temperaturas do solo também caiam rapidamente. À medida que as temperaturas do solo esfriam até quase zero, as gotículas de água presas nos poros do solo congelam.

Uma vez que a água se expande quando congela em gelo, o aumento da pressão pressiona o solo circundante e o leito rochoso, que está congelado e não pode mais se esticar. Sem ter para onde essa pressão escapar, o solo se quebra, liberando uma onda de energia sísmica.

Quando uma cadeia semelhante de eventos ocorre dentro de corpos de gelo em vez de solo alagado, nascem “terremotos de gelo”.

E então, gostou de conhecer esse fenômeno?

Não deixe de ler também: A importância da tecnologia verde para o meio ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.