Pirâmide Etária Brasileira: resumo de geografia

A Pirâmide Etária Brasileira: vai cair na sua prova!

A análise da pirâmide etária de um país permite o estudo das condições de vida da população, bem como de outros aspectos muito importantes.

Dessa forma, não é de se surpreender que questões sobre a pirâmide etária do Brasil apareçam com certa frequência nos principais vestibulares do país e também na prova do ENEM.

O que é uma Pirâmide Etária?

Uma pirâmide etária é um indicador da dinâmica populacional de determinada sociedade que utiliza, para esse fim, uma série de gráficos. Vale ressaltar que esses gráficos são divididos em faixas etárias e em sexo (masculino e feminino).

As pirâmides etárias se organizam em barras horizontais. A parte inferior da pirâmide tem como função representar os grupos jovens em termos de faixas de idade. As barras que ficam na parte superior, por sua vez, têm como função representar a população mais velha da sociedade.

O uso da pirâmide etária permite ainda que se classifique um país como jovem, adulto ou idoso, de acordo com a expectativa de vida da população e a idade média da mesma.

A Pirâmide Etária Brasileira: Introdução

Assim como todo país, o Brasil também possui uma pirâmide etária. Essa pirâmide tem como função representar as tendencias da população brasileira conforme essas se alteram.

Nas últimas décadas, foi possível observar um crescente e constante envelhecimento da população brasileira, fenômeno que já ocorria há um bom tempo nos países desenvolvidos, e uma queda na taxa de natalidade.

A Pirâmide Etária Brasileira: Análise

Na década de 50, a média de idade brasileira era de 18 anos, quando o Brasil possuía em torno de 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Posteriormente, na década de 80, o Brasil ainda era classificado como um país jovem, com uma pequena população de adultos e idosos.

Na década de 2000, inicia-se uma pequena alteração na pirâmide etária do país. Isso porque, a população de jovens diminui, enquanto de adultos cresce a alcança o índice de 46,4%. Dessa maneira, a partir desse momento, o Brasil passa a ser caracterizado como um país adulto. Vale ressaltar que essa classificação permanece até os dias de hoje, mesmo que um amplo envelhecimento da população tenha acontecido.

Estatísticas estimam que o Brasil irá se tornar um país idoso no ano de 2050, com índices semelhantes aos da França nos dias de hoje. Por mais que isso seja positivo, uma vez que indica que a população possui boas condições de vida que permitem um bom envelhecimento, existe também um lado negativo. Isso porque, m um país considerado idoso, existem menos pessoas que trabalham e produzem renda. Ao mesmo tempo, o número de idosos aumenta, o que pode causar uma série de problemas em relação à previdência social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.