Enem: Períodos de industrialização no Brasil

Fundamental para a expansão econômica de um país, o processo de industrialização no Brasil aconteceu tardiamente quando comparado com outras nações, principalmente as potências capitalistas. 

Por aqui, esse processo iniciou-se no século XX, quase 2 séculos depois da industrialização no continente europeu. Houve grandes investimentos pelo governo e pela classe empresarial, com a aquisição de máquinas e equipamentos primordiais. 

Esses investimentos tornaram o Brasil um país mundialmente competitivo, conseguindo atrair indústrias do mundo todo, integrando a forma de produção capitalista em escala global. 

Vale super a pena estudar sobre industrialização no Brasil, pois pode aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Acompanhe o artigo para entender melhor.

Características da Industrialização no Brasil

Como citamos acima, o processo de industrialização começou quase dois séculos depois da europeia. Muito se deve pelo fato do Brasil ter sido colônia muitos anos de Portugal.

Durante uma parte do Período Colonial os portugueses estabeleceram um acordo com os ingleses, onde o Brasil começou a enviar matéria prima e produtos agropecuários para Inglaterra, país pioneiro na industrialização. 

Vale dizer que em 1785 o Brasil foi proibido de produzir produtos manufaturados, dessa maneira, a economia da colônia continuou sendo agropecuária. 

A industrialização no Brasil começou de fato na década de 1930, tendo sua maior concentração na região Sudeste. 

Ela só foi expandida no território brasileiro, a partir da década de 70. Hoje em dia o Brasil tornou-se altamente industrializado, sendo uma potência no seu continente e no mundo.

Desse modo, virou um dos melhores países para investir e instalar indústrias no planeta. 

Conheça os períodos de industrialização brasileiro

Podemos dividir a industrialização no Brasil em quatro períodos, veja:

Primeiro Período (1785 – 1808) 

Durante esse período proibiu-se o desenvolvimento de atividades industriais em grande escala. Desse modo, apenas pequenas indústrias para consumo interno acabaram liberadas. 

Segundo Período (1808 – 1930)

Durante o Segundo Período houve a implantação de algumas indústrias no país. No entanto, foi sujeito a um protecionismo econômico em 1828. 

Ele determinava que os produtos estrangeiros tivessem o aumento no valor entre 15% e 20%. Essa medida buscava restringir a importação e desenvolver a indústria local.

Posteriormente, em 1844, o protecionismo através da Lei Alves Branco aumentou a tarifa de mercadorias importadas entre 30% e 60%.   

Foi no Segundo Período que ocorreram grandes investimentos no setor. Sobretudo em máquinas, transportes e portos, contribuindo para que a industrialização fosse alavancada no país. 

Terceiro Período – (1930 – 1955) 

O terceiro período ficou marcado por grandes investimentos no setor, tanto por parte do governo  como pela classe empresarial. 

Ademais, houve a abertura de ferrovias e rodovias, além do desenvolvimento do setor energético e de logística. 

Surgiram grandes indústrias como a Companhia Siderúrgica do Brasil nos anos 40 e a Petrobrás em 1953. Trata-se do momento de preparação para expansão industrial. 

Quarto Período – (1955 – Atualmente)

O quarto período é marcado pela abertura econômica do país, promovida pelo governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1961). 

Houve a ampliação do setor com a chegada de novas empresas de diversos ramos. Por conta disso, iniciava-se uma nova fase para o comércio, acirrando a competitividade no mercado interno e externo, favorecendo a expansão da industrialização pelo território brasileiro. 

O Brasil entrou no mercado externo, entrando nos processos de exportações e comércio em escala global. Entretanto, o país não não investiu no setor de tecnologia e por isso tornou-se dependente de outras nações nesse setor. 

Por fim, nos anos 90 o país cresce ainda mais industrialmente e os impactos são positivos no PIB “Produto Interno Bruto” do Brasil. 

Dessa forma, houve o aumento na qualidade de vida do povo brasileiro, bem como o aumento do consumo. Daí pra frente, o país consolidou-se como uma das principais economias do mundo. 

E então, gostou de entender melhor sobre o processo de industrialização do Brasil?

Não deixe de ler também – História do Brasil: Entenda a Greve Geral de 1917

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.