Gás natural: Petrobras tem recorde na importação - Notícias Concursos

Gás natural: Petrobras tem recorde na importação

Recorde não era batido desde 2014 em termos de gás natural liquefeito

Com compras de 23 milhões (m³/dia) do GNL, gás natural liquefeito, a Petrobras bateu recorde histórico das importações no ano passado. Assim, ela superou o recorde anterior de 20 milhões (m³/dia), registrado em 2014. Em 1º de outubro do ano passado, o volume da importação ultrapassou 40 milhões (m³/dia). A informação foi fornecida pela empresa semana passada e é sobre isso o que o Notícias Concursos falará na matéria desta segunda-feira (17).

Importação do gás natural bate novo recorde

Em 2021, o gás natural, que representa aproximadamente 30% da oferta total do gás da empresa, foi considerado necessário para atender a demanda contratual. Segundo a Petrobras, essa meta alcançada é 200% superior à aquisição de 7,5 milhões (m³/dia) em 2020. Em 2021, o recorde foi o resultado das ações da empresa para que a oferta se ampliasse no mercado, como aumentar a capacidade da regaseificação no terminal do Rio.

gás natural
Gás natural: Petrobras tem recorde na importação – Foto: Canva Pro

A Petrobras faz a importação do GNL dos países, como Catar, Estados Unidos, bem como Trinidad & Tobago, através dos navios especiais transportadores do gás em forma líquida. Assim, devolve-se o insumo no estado gasoso no terminal da regaseificação. Posteriormente, encaminha-se aos clientes com contratos fechados com a Petrobras para comercialização do gás natural. A empresa salientou que as importações, para satisfazer as necessidades do mercado doméstico de gás, terão respaldo de alguns outros fornecedores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?