Gargalo No Processo – Identificação e Impacto

A identificação do gargalo e as melhorias nas etapas dos processos

A identificação do gargalo no processo gera impacto na empresa de forma geral em áreas como: produção, operação, vendas e finanças.

O gargalo no processo da empresa impacta na entrada de novos clientes, bem como compromete as entregas aos clientes.

Assim sendo, a identificação do gargalo é o primeiro passo para aplicar as melhorias necessárias em todas as etapas dos processos. Por isso, novas tecnologias eliminam tarefas que não agregam valor, ao passo que possibilitam que procedimentos sejam criados.

A decisão sobre a eliminação do gargalo exige análises

Sendo assim, após a análise dos gargalos é possível viabilizar se será necessário contratar mais pessoas, novos softwares, bem como verificar a possibilidade de contratar consultorias especializadas.

No entanto, para que essa implementação seja definitiva é necessário acompanhar o processo de produtividade dessas melhorias.

Melhorias contínuas e checklist ajudam na eliminação das restrições

Dessa forma, um obstáculo que restringe o processo, quando melhorado, não significa que todos os gargalos foram melhorados.

Por isso, cabe à empresa procurar restrições nas próximas etapas, buscando melhorias contínuas nos processos.

Impacto na lucratividade da empresa

Portanto, é fundamental que a empresa identifique pontos de melhoria e elimine gargalos em todos os processos. Seja na operação ou no escritório, é fundamental atuar com um checklist ou cronograma.

O mercado atual está ciente dessa necessidade de identificação do gargalo, haja vista que impacta nos resultados e na lucratividade da empresa. Por isso, a eliminação do gargalo deve ser parte das análises gerenciais da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.