Fuvest: assuntos de Português mais cobrados no vestibular da USP

Os assuntos referentes à Língua Portuguesa estão sempre presentes em provas de concursos e vestibulares por essa ser a nossa língua materna e oficial. Desse modo, essa é uma das disciplinas que devem estar do plano de estudos de todos os estudantes que estão se preparando para grandes vestibulares como o da Fuvest.

As datas do Vestibular Fuvest 2024 já foram divulgadas e as provas estão se aproximando. Portanto, os estudantes que têm o desejo de ingressar na USP no próximo ano devem intensificar os estudos, dando mais atenção aos tópicos mais cobrados pela Fuvest.

Tradicionalmente, o Vestibular Fuvest conta com duas fases. Em ambas as fases são cobrados conhecimentos sobre a Língua Portuguesa e também sobre obras literárias escritas em português.

Na primeira fase, por exemplo, uma parte das 90 questões objetivas são sobre a nossa língua materna. Já na segunda fase a Fuvest sempre aplica 10 questões de Língua Portuguesa mescladas com Literatura. Pensando nisso, apresentamos abaixo os tópicos de português mais recorrentes no processo seletivo da Fuvest.

O que estudar para a prova de português?

Nas últimas edições do Vestibular para os cursos de graduação da USP um tópico muito  recorrente nas questões sobre linguagens é a interpretação textual. Até mesmo algumas questões sobre um dado conhecimento específico sobre a estrutura da língua exigem do estudante uma boa interpretação textual.

Desse modo, durante a preparação para as provas da Fuvest, o estudante deve ler muitos textos e praticar a compreensão e a interpretação textual. Vale lembrar que a compreensão diz respeito a tudo que está explícito no texto, enquanto a interpretação textual exige que o candidato faça inferências sobre o texto. Nesse sentido, interpretar o texto envolve entender tudo que está escrito e também tirar alguma conclusão sobre o assunto abordado.

Outro assunto muito recorrente nas prova são os movimentos literários, com destaque para a repercussão desses movimentos no período cultural brasileiro em questão. Desse modo, estudar os movimentos literários exige também conhecimentos sobre o contexto social, histórico e político no qual surgiu cada movimento artístico.

Ainda ligados à literatura, outros assuntos cobrados pela Fuvest são teoria literária e literatura contemporânea. Portanto, além de estudar as obras clássicas de cada período literário brasileiro, é preciso conhecer a literatura produzida atualmente.

Quanto ao aspectos mais formais do português, a avaliação costuma apresentar um menor número de questões. No entanto, há sempre a cobrança sobre o léxico, a sintaxe e a morfologia da língua. Nesse sentido, vale a pena se debruçar sobre os processos de formação das palavras e sobre tópicos referentes à semântica do português. No que diz respeito à sintaxe, vale a pena estudar concordância verbal, a organização sintática das orações e também classe de palavras.

Por fim, também costumam ter uma certa recorrência na prova as figuras de linguagem. É possível estudar esse tópico durante o estudo para melhorar a interpretação textual. Uma boa dica para dar conta dessa demanda é ler textos de diversos gêneros e tipos textuais.

Obras literárias do Vestibular Fuvest 2024

As provas da Fuvest sempre apresentam a cobrança sobre algumas obras literárias brasileiras. Nesse caso, o ideal é ler as obras na íntegra já que a Fundação divulga com antecedência quais obras cairão na avaliação.

De acordo com a Fuvest, as obras literárias de leitura obrigatória para o Vestibular 2024 são as seguintes:

  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Dois irmãos, de Milton Hatoum;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Estudando esses principais tópicos recorrentes nas provas de anos anteriores, você certamente alcançará um bom desempenho nas questões de Língua Portuguesa da Fuvest.

Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu trabalho acadêmico de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.