Fuvest 2ª fase: Guimarães Rosa é cobrado em questão de português

Confira como o autor foi abordado pela questão

Fuvest 2ª fase: obra de Guimarães Rosa é cobrada em questão de português

O primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest aconteceu ontem (08 de janeiro de 2023) e centenas de candidatos resolveram as questões propostas.

Uma das questões de português envolvia a obra “Campo Geral”, de João Guimarães Rosa, considerado um dos principais autores de toda a literatura brasileira.

Assim, para que você tenha uma idea do seu desempenho no exame, nós trouxemos a resolução de uma das questões de português cobradas. Se você não fez a prova, pode ainda aproveitar para entender como as próximas edições do vestibular da Fuvest podem abordar o autor.

Guimarães Rosa: análise de questão da Fuvest

Leia o trecho e responda à questão:

No dia em que Luisaltino não foi trabalhar na roça – disse que estava perrengue – Pai teve uma hora em que quis conversar com Miguilim. Drelina, a Chica e Tomezinho tinham trazido o almoço e voltaram para casa. Pai fez um cigarro, e falou do feijãodas-águas, e de quantos carros de milho que podia vender para seo Braz do Bião. Perguntou. Mas Miguilim não sabia responder, não achou jeito, cabeça dele não dava para esses assuntos. Pai fechou a cara. Pai disse: “Vigia, Miguilim: ali!” Miguilim olhou e não respondeu. Não estava vendo. Era uma plantação brotando da terra, lá adiante, mas direito ele não estava enxergando. Pai calou a boca, muitas vezes. Mas, de noite, em casa, mesmo na frente de Miguilim, pai disse à Mãe que ele não prestava, que menino bom era o Dito, que Deus tinha levado para si, era muito melhor tivesse levado Miguilim em vez d´o Dito.

Guimarães Rosa, “Campo Geral”, In: Manuelzão e Miguilim.

a) No trecho acima, o Pai diz preferir Dito a Miguilim. Preencha as lacunas da folha de respostas, substituindo os termos originais por outro verbo e outro adjetivo, respectivamente, que salientem o mesmo critério de valor do Pai a respeito dos filhos.

b) Reproduza uma frase do trecho que apresente uma característica de Miguilim, a qual será enfocada, em tom esperançoso, no arremate da narrativa. Em seguida, justifique a sua escolha.

Resolução:

Confira uma possível resolução para a questão da Fuvest.

A) Considerando-se o contexto de “Campo Geral” e a relação entre Nhô Bero e o filho Miguilim, o verbo “prestava” pode ser substituído por “valia”, “servia”, “se adequava”, “se amoldava” ou “se enquadrava”.

B) “Não estava vendo” está relacionada a miopia do personagem Miguilim. No final da novela, Dr. José Lourenço oferece seus óculos ao menino que, ao colocá-los, passa a ver com nitidez tudo ao seu redor.

Guimarães Rosa retrata a miopia de Miguilim não somente para denotar um tipo de dificuldade visual do menino, mas também para retratar a incapacidade de observação da realidade. Assim, quando o garoto coloca os óculos no final da narrativa, ele passa a ver e compreender com clareza, em sentido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.