FURG encerra inscrições do Processo Seletivo Específico 2024

O período de inscrição para o Processo Seletivo Específico 2024 da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) chega ao fim nesta segunda-feira, dia 11 de setembro. De acordo com o cronograma, os interessados terão até as 23h59 (horário de Brasília) para se inscrever.

A seleção, que consiste em uma iniciativa de inclusão da FURG, está sendo realizada pela Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade e visa a seleção de estudantes indígenas, quilombolas e transgêneros

Além de vagas específicas para indígenas, quilombolas, transgêneros, estão sendo ofertadas também vagas estudantes interessados na área de Educação no Campo.

Aqueles que se encaixam em um desses quatro grupos e têm interesse em ingressar em cursos do ensino superior poderão aproveitar a oportunidade promovida pela FURG. Veja a seguir os pré-requisitos de cada seleção e como se inscrever!

PS Específico 2024: Inscrições 

De acordo com a FURG, podem se inscrever nessa seleção somente os estudantes que possuem o Ensino Médio completo e que atendem aos demais pré-requisito estabelecido em cada edital.

Conforme indicado nos editais, a FURG está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo Específico 2024 de forma virtual. As inscrições são totalmente gratuitas

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Coperse (Comissão Permanente do Processo Seletivo), escolher a seleção na qual se enquadra e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento da inscrição, além dos dados pessoais e escolares, os candidatos deverão indicar uma opção de curso de graduação. 

Para garantir a autenticidade das candidaturas, os aspirantes indígenas e quilombolas devem fornecer autodeclaração e confirmação das lideranças de suas comunidades registradas respectivamente na FUNAI e Fundação Palmares. 

Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG). Imagem: Secom/ Divulgação
O PS Específico promove a inclusão e a diversidade na FURG. Imagem: Secom/ Divulgação

Processos de seleção

Para fins de classificação dos inscritos, a FURG aplicará uma avaliação no dia 19 de novembro de 2023. Desse modo, todos os candidatos responderão a uma Prova de Redação em Língua Portuguesa sobre tema proposto.

Segundo a universidade, haverá locais de prova nas cidades de Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul, mas variam de acordo com o grupo. 

Além da nota obtida na prova de redação, a universidade também irá considerar outros critérios para fins de classificação dos inscritos. Confira a seguir os detalhes da seleção para cada grupo!

Indígenas e Quilombolas

Para a classificação dos estudantes indígenas e quilombolas, a FURG vai considerar os desempenhos dos candidatos no Memorial Descritivo e na Entrevista, além da nota obtida na Redação em Língua Portuguesa.

É pré-requisito para essa seleção pertencer a comunidades indígenas e quilombolas reconhecidas no país. Além disso, o estudante deve ter feito o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral. 

De acordo com os editais, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada grupo nos seguintes cursos de graduação: 

  • Indígenas: Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Medicina Pedagogia e Psicologia.
  • Quilombolas: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina, Pedagogia e Psicologia.

Trangêneros 

A classificação dos candidatos transgêneros vai considerar os desempenhos na Prova de Redação e também no Memorial Descritivo. Estão sendo ofertadas 10 vagas para os cursos de Artes Visuais, Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Educação do Campo

Para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias), a oferta da FURG é de 30 vagas. De acordo com o edital, a classificação vai considerar a Comprovação do Pertencimento ao Campo e o desempenho na Prova de Redação em Língua Portuguesa.

Essa seleção tem como público-alvo professores e profissionais da edição das escolas do campo da rede pública, profissionais vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, e jovens e adultos vinculados à comunidades do campo.

Para mais detalhes, confira os editais do PS Específico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.