AUXÍLIO BRASIL, FGTS e AUXÍLIO EMERGENCIAL: PF deflagra GRANDE operação contra fraudes; veja

Segundo primeiras informações, grupo teria dado prejuízo milionário ao fraudar contas do Auxílio Brasil, do Auxílio Emergencial e do FGTS

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (14), uma operação contra fraudes em programas sociais como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo as informações iniciais, um grupo teria causado um prejuízo milionário depois de falsificar uma série de documentos.

A PF informa que os criminosos são especializados em fraudar registros como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Caixa Econômica Federal teria sido a maior prejudicada com a ação do grupo.

De acordo com as informações oficiais, 50 policiais estão cumprindo cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, além de 10 de busca e apreensão nos estados de Pernambuco e da Bahia. A operação está sendo chamada de Simulation, em referência à ação dos criminosos nesta questão.

A PF afirma que apenas com a ação de venda de documentos falsos os investigados conseguiram R$ 5 milhões. Quando se considera as fraudes nos benefícios sociais o valor do prejuízo bate a marca dos R$ 2 milhões. Eles terão que responder por Organização Criminosa, Estelionato Majorado, Falsidade de Documentos Públicos e Uso de Documentos Falsos.

O tamanho do rombo nas contas públicas pode ser ainda maior, já que a investigação ainda não chegou ao fim. A PF afirma que vai continuar apurando os fatos para saber mais sobre a atuação desta quadrilha, além de buscar novos dados que possam comprovar que mais integrantes estavam atuando de forma conjunta.

Operações contra a fraude

A operação desta quarta-feira (14), acontece um dia após a realização de uma outra operação da Polícia também contra fraudes em auxílios do Governo Federal. A sequência de investigações dão uma dimensão da quantidade de golpes que existem no país.

Na terça-feira (13), agentes da PF realizaram a Operação Money Leak, que significa vazamento de dinheiro na tradução para o português. De acordo com as informações oficiais, as ações aconteceram nas cidades de Ribeirão Pires, em São Paulo, e Florianópolis, em Santa Catarina, logo nas primeiras horas desta manhã.

A polícia acredita que este grupo invadiu 465 contas da Caixa Econômica Federal entre os meses de maio e junho de 2020, com o objetivo único de roubar o dinheiro do Auxílio Emergencial. Há indícios de ao menos 500 movimentações fraudulentas neste meio tempo, sendo que a grande maioria delas foram saques indevidos.

Auxílio

O Auxílio Emergencial do Governo Federal foi criado ainda no ano de 2020, com o objetivo de ajudar as pessoas que não conseguiam gerar renda durante a pandemia. Com o fechamento de serviços, vários cidadãos não estavam conseguindo trabalhar.

Já o Auxílio Brasil é o programa atual do Governo que veio para substituir o antigo Bolsa Família. Os pagamentos são destinados para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. São cidadãos que precisam do dinheiro para não passar fome.

Ao mesmo passo em que criminosos fraudam o saldo de programas sociais, milhares de brasileiros que realmente precisam da quantia ainda estão na espera por uma vaga em algum projeto social do Governo Federal .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.