Tudo sobre franquias do nicho automotivo

Veja como lucrar em uma ramo que cresce cada dia mais

O setor de automóveis vem ganhando cada vez mais adeptos, tendo em vista o amor do brasileiro por carros. Por isso que hoje, nós vamos falar tudo sobre franquias do nicho automotivo.

Franquias do nicho automotivo -- Reprodução Canva
Franquias do nicho automotivo — Reprodução Canva

O ramo automotivo vai muito além de atuar em oficinas mecânicas. Envolve também estética, vistorias, compra, venda e aluguel de automóveis, oficinas elétricas, sistemas eletrônicos, serviços especializados em troca de óleo e lubrificantes, borracharia, venda de acessórios, pneus entre outros serviços.

O que é preciso para se dar bem no nicho automotivo?

Para atuar no nicho automotivo não basta somente gostar de automóveis, é preciso ter conhecimento especializado em vários outros setores como indicaremos na sequência.

Conhecer o mercado do setor automotivo

Apesar de as franquias no nicho automotivo serem flexíveis e se adaptarem ao perfil do empreendedor, é preciso saber que o setor é altamente competitivo. Assim, se você pretende atuar na área, é preciso apresentar um diferencial que se torne referência naquilo que você pretende desempenhar.

Veja: existem oficinas mecânicas que realizam a maioria dos serviços e estão a bastante tempo no mercado. Será difícil neste caso, se incluir neste ramo, sem ter um diferencial. Mas, nem sempre, estas oficinas mecânicas atendem as necessidades da tecnologia existente nos automóveis que circulam atualmente.

Dessa forma, conhecer o mercado automotivo local é imprescindível para que você ofereça serviços que não são oferecidos ou são, mas com pouca qualidade. 

Prefira então, oferecer serviços diferenciados, com tecnologia e inovadores, e assim, você terá um diferencial competitivo para se sobrepor à concorrência.

Apresentar comprometimento com a franqueadora

Mesmo que você não tenha muita experiência no nicho automotivo que escolher atuar, é possível contar com o suporte da franqueadora para padronizar os serviços, apresentar qualidade e garantir o seu sucesso enquanto empreendedor.

Assim, o franqueado do nicho automotivo precisa atender às exigências da franqueadora e utilizar o padrão estabelecido nos processos da unidade. O padrão estabelecido pela franqueadora, por já ter sido testado e aprovado, irá garantir a qualidade dos serviços oferecidos.

Ter uma equipe de colaboradores qualificada

Investir na qualificação dos colaboradores faz com que os serviços prestados pela unidade sejam bem-feitos. 

Qualquer pessoa que deixa seu automóvel para algum serviço, fica restrita na locomoção e prefere que o serviço seja realizado com rapidez e eficiência. Assim, procure a excelência na prestação do serviço para evitar que o cliente tenha que voltar na sua unidade para resolver o mesmo problema. Este fato faz com que você perca público, pois não terá como garantir a qualidade dos serviços prestados.

Fique atento ao modelo de negócio que você pretende atuar

Por ser flexível, o modelo de negócio no nicho automotivo tende a ser também diferenciado. 

Normalmente esse setor é dividido em 2 modelos de atuação:

  • Loja física: neste local, é possível realizar uma maior quantidade de serviços, além de poder contratar colaboradores qualificados. 
  • Home office: no nicho automotivo, o termo apresenta uma grande diferença diante dos demais ramos de franquias. Você irá atender os clientes na casa dele, ou onde for necessário, sob o formato de socorro-automóvel. Por ser de baixo investimento, há uma redução nos gastos operacionais o que torna a prestação de serviços, um modelo mais enxuto.

Por que investir no nicho automotivo?

A compra e venda de automóveis usados aumentou muito, tendo em vista a falta de componentes eletrônicos para a fabricação de carros novos. Além disso, a consequente oferta de automóveis novos para a compra, facilitou o aumento na compra de carros usados. 

Assim, investir no nicho automotivo se torna uma excelente opção, pois os carros usados demandam maiores serviços de manutenção automotiva, o que possibilita o crescimento no setor.

Em muitas situações, os carros usados são vendidos a um preço menor, justamente porque necessitam de algum reparo seja nos escapamentos, na lataria, ou no motor.

Outra justificativa para investir no nicho automotivo, é que a manutenção realizada vai precisar de mais tecnologia e serviços especializados. Assim, para apostar neste nicho, é preciso inovar na questão da prestação de serviços, além da oferta de produtos diferenciados e exclusivos, com alta qualidade e marca de valor no mercado.

Por fim, em muitas compras de carros existe a chance de personalizar o automóvel, deixando com a sua cara. Assim, os acessórios para carros serão o diferencial nessa situação.

Dessa forma, agora você já compreendeu como é interessante e até lucrativo entrar de vez no nicho automotivo, não é mesmo? Por isso, não pense duas vezes ao ter uma empresa do ramo, já que com certeza sempre haverá público e vários interessados em deixar seus veículos melhores e mais potentes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.