Franquias de calçados: opções para entrar no ramo - Notícias Concursos

Franquias de calçados: opções para entrar no ramo

Conheça exemplos de franquias para investir no ramo calçadista

O setor de vestuário, geralmente, é marcado por um bom padrão de crescimento e um alto índice lucrativo. Constantemente ocorre a atualização dos produtos desse segmento para, assim, atender as novas tendências do ano, que são baseadas na construção de modelos valorizados pelos estilistas mais bem referenciados internacionalmente, normalmente seguindo alinhados às estações do ano. Isso inclui o ramo de franquias de calçados, que falaremos no artigo de hoje.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF, em sua pesquisa no ano de 2020, o setor teve um faturamento de quase R$ 20 bilhões, possuindo um crescimento de 2,9% no ano seguinte. Assim, o seu crescimento se manteve e se lucro aumentou consideravelmente.

Tudo sobre franquias de calçados -- Reprodução Canva
Tudo sobre franquias de calçados — Reprodução Canva

Crescimento e vantagem

Com isso, o ramo das franquias de calçados está sendo alvo de grandes empreendedores do mercado, principalmente porque o segmento mostrou sua incrível capacidade de sobrevivência a períodos de crise no decorrer da pandemia da COVID-19. Outro fator decisivo é a sua variedade de opções existentes para investimento e sua flexibilidade em se adaptar ao contexto do investidor, pois permite um espaço para que pequenos capitais também possam ser investidos e, mesmo assim, possuam uma boa margem de lucro.

Essa vantagem de possuir franquias de baixos valores de investimento inicial faz com que esse segmento se torne ainda mais extenso e com uma alta taxa de surgimento de novas marcas e de novas unidades. Assim, também alguns modos de atuação no ramo, sendo os principais: venda direta de produtos e criação de modelos de negócio. Os serviços, então, podem ser direcionados para um grupo específico ou para o público geral, independentemente do gênero, da idade, do estilo e etc. Com isso, as opções podem ser de calçados masculinos, femininos ou infantis. Ainda, podem variar, por exemplo, em tênis esporte, sapatos sociais, chinelos etc.

Selecionamos, então, algumas opções interessantes para quem quer entrar no ramo. Confira.

Quinta Valentina

Franquia fundada em 2009 e que oferece produtos voltados para o público feminino. A marca atuou por 5 anos antes de expandir seu campo de trabalho para a abertura de novas unidades e, a partir desse período, vem adotando o modelo home based como alvo de investimento para os seus franqueados. Atualmente a marca conta com mais de 300 unidades em todo o território nacional. Fecharam a loja original para que o modelo de franquias fosse exclusivo no modo de operação da marca.

Sendo assim, a Quinta Valentina possui como objetivo produzir calçados de luxo personalizados para atender as demandas específicas de cada cliente, vendendo-os fora do espaço físico da loja. Os produtos, dessa forma, tendem a se manter mais sofisticados e adequados para um público de maior poder aquisitivo.

O investimento inicial mínimo é de R$ 25 mil, com um prazo de retorno de até 15 meses. 

Artwalk

É uma franquia de calçados de 2015, que se mostra como a maior rede de vendas de sapatos esportivos do país. Esse destaque já conta com mais de 35 lojas físicas distribuídas pelo Brasil e, ainda, com uma loja virtual que possui todos os produtos em estoque. O marco de sucesso da Artwalk foi o seu lançamento de um novo projeto de loja baseado em um modelo chamado de “mix-layout-atendimento”. Esse foi o ponto de crescimento mais alto da história da franquia, efetivando o seu avanço no mercado de calçados.

O foco dos produtos está no público jovem, pelo estilo moderno e mais descolado. As lojas valorizam muito a arte e a cultura urbana, adequando seus modelos para as tribos da grande metrópole.

O investimento inicial mínimo é de R$ 435 mil e o prazo de retorno costuma variar entre 24 e 36 meses.

Outer shoes

É uma franquia que valoriza a mistura entre designs mais modernos e sofisticados com simplicidade e conforto. O público-alvo costuma ser pessoas que moram na área urbana. A marca já possui mais de 30 unidades abertas no país, principalmente na região sudeste. O destaque vai para São Paulo, metrópole onde a empresa está se expandindo com muita força nos últimos anos.

As classes A e B são os principais alvos da Outer Shoes. Assim, a ideia é alcançar as pessoas que não se prendem aos modelos exigidos pelos grandes estilistas da moda internacional. Dessa forma o foco está em quem preza pelo conforto dentro dos limites do que é ou não sofisticado. O investimento inicial mínimo é de R$ 335 mil.

Por fim, esperamos que essas opções de franquias de calçados se mostrem boas alternativas para você que busca investir nesse ramo! Assim, aqui ficam as dicas básicas e o desejo de boa sorte nos seus futuros negócios!

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