Imposto de Renda: faltam menos de duas semanas para o fim do prazo da declaração

Receita Federal alerta que cidadãos só têm apenas mais duas semanas para realizar a declaração do Imposto de Renda deste ano

Em menos de duas semanas se acabará o prazo para a declaração do Imposto de Renda deste ano de 2022. De acordo com a Receita Federal, os cidadãos têm até o próximo dia 31 de maio, às 23h59 para enviar a documentação. Quem não cumprir o prazo, poderá ter que pagar uma multa que pode chegar até 20% do imposto devido.

A dica da Receita Federal é realizar a declaração o quanto antes e não deixar tudo para a última hora. O primeiro passo é procurar a sua documentação básica, com todos os informes de rendimentos. O aplicativo oficial para a declaração já está oficialmente disponível para download em computadores, de modo totalmente gratuito.

Uma dica importante é pegar dados que já foram declarados anteriormente. Algumas pessoas costumam salvar as informações das declarações de anos anteriores. Quem encontrar a documentação, perde menos tempo para preencher toda a papelada durante o processo deste ano de 2022.

Há, por exemplo, a opção de solicitação da chamada declaração pré-preenchida. Segundo a Receita Federal, trata-se de uma documentação que já vem com todos os dados dos anos anteriores. Assim, o cidadão só precisa ter o trabalho de alterar algumas informações básicas de alterações que possam ter ocorrido nos últimos 12 meses e enviar a documentação.

Para quem fará a primeira declaração, a dica é procurar todos os documentos exigidos antes do procedimento. É importante iniciar a busca o mais rapidamente possível, pois alguns informes demandam alguns dias para serem entregues e, como dito, são apenas mais duas semanas de prazo para a declaração do Imposto de Renda.

A declaração

Segundo informações da Receita Federal, pouco mais de 12 milhões de declarações ainda são esperadas nestas últimas duas semanas restantes. Há o temor de que a maioria das pessoas planeje realizar o procedimento apenas nos últimos dias.

A escolha pode ser perigosa. Com a quantidade de indivíduos que ainda não declararam, é possível afirmar que existe uma grande chance de congestionamento no sistema. Dessa forma, os cidadãos correm o risco de perderem o prazo.

Segundo o Ministério da Cidadania, as pessoas que perdem o prazo final para a declaração do Imposto de Renda podem ter que pagar uma multa, e em caso de não pagamento, passar a ser consideradas inadimplentes perante o Governo Federal.

Imposto de Renda no Senado

No início da tarde desta terça-feira (17), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou um projeto que prevê a dedução  do Imposto de Renda nos gastos com remédios de alto custo e que sejam de uso contínuo.

Como o projeto está tramitando em caráter terminativo, ele não precisa ir para o plenário do Senado. Ele vai direto para a Câmara dos Deputados, caso nenhum senador apresente algum recurso. É provável que nenhum parlamentar questione.

Considerando que o projeto seja aprovado na Câmara dos Deputados, o texto deve seguir para análise do presidente Jair Bolsonaro (PL). De toda forma, as mudanças nas regras do Imposto de Renda não valeriam para este ano de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.