Formas mais recomendadas de iniciar sua redação

A redação compõe o escopo da provas mais importantes do país, como o Enem, maioria dos vestibulares e concursos. E uma das dificuldades citadas pelos estudantes é iniciar o texto de uma maneira mais fácil e fluida.

De fato, isso não é algo simples. Demanda treino para que você conheça o seu estilo de escrever, suas preferências, assim como para aumentar seu repertório. Afinal, deve-se usar a criatividade para obter uma boa nota.

Acompanhe as dicas para melhorar sua redação.

Faça uma pergunta retórica

Esse é um artifício que costuma ajudar a construir a introdução do texto e o seu decorrer também. No entanto, apesar de ajudar muito, você precisa ter ciência de que essa pergunta precisa ter uma resposta ao longo da redação.

Por exemplo: Como resolver a questão do racismo no Brasil?

Sua redação pode ser iniciada com essa simples pergunta, seguida por alguns dados ou informações específicas sobre a problemática do tema.

E, além disso, conforme falamos, você deve esclarecer pontos de vista e dar soluções para o problema até o final do texto.

Crie comparativos no início da redação

A redação do Enem costuma explorar temas de relevância nacional, então, uma tática excelente é iniciar o efeito comparativo do Brasil com outros países.

Um exemplo bem atual:

Enquanto países da Europa retomam suas atividades econômicas após diminuição de casos de coronavírus, o Brasil ainda vivencia período de alta contaminação.

Cite a origem da problemática da redação

Mais uma dica bem dinâmica para você ter ideias rápidas para começar sua redação: cite a origem do problema requisitado pela avaliação.

Por exemplo:

O desmatamento da Amazônia tem origem na… (e aí você expõe a sua opinião de onde surgiu a questão).

Cite estudiosos e áreas do conhecimentos

Essa é uma das saídas mais práticas e eficientes para iniciar uma redação, sobretudo as dissertações. Você pode citar frases de filósofos, estudiosos e autores célebres, trechos de músicas ou de livros conhecidos e alusões históricas. Pode-se também usar como gancho o enredo de um filme para introduzir algum assunto.

Bom, em qualquer um desses casos é importante que a frase citada tenha a ver com o tema proposto pela avaliação. Além disso, ela precisa oferecer uma introdução para que você transcorra as suas próprias ideias.

Ou seja, escolha uma citação que realmente vá enriquecer o início de seu texto. Não adianta escolher uma frase super famosa, por exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, de William Shakespeare (Hamlet), se não terá uma ligação direta com o que irá escrever logo após.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Alusões históricas para enriquecer sua redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.