A montadora de automóveis Ford pode ter parado de fabricar seus veículos no Brasil no ano passado, mas parece que ela continua no país trabalhando em áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A empresa norte-americana ainda atua com a importação de modelos de sua marca.
A empresa tem como objetivo, trabalhar com tecnologia de eletrificação, conectividade e autonomia, buscando uma maior inovação e o desenvolvimento avançado na produção de seus veículos automotores. Todavia, a companhia anunciou nesta quarta-feira (30/11) a criação do Ford Academy no Brasil.
Dessa maneira, a Ford procura investir na capacitação, no setor tecnológico de jovens carentes, principalmente em assuntos como a programação, área bastante requisitada no mercado de trabalho. O projeto da empresa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Ford Academy irá funcionar no instituto de ensino no bairro do Ipiranga na capital Paulista. Aliás, o Senai abriu as inscrições na última quarta-feira e deve escolher cerca de 200 alunos, maiores de 18 anos, com ensino médio completo. O início das aulas deverá ser em 16 de janeiro de 2023 com 80 alunos.
Benefício do programa da Ford
A montadora de automóveis deverá oferecer aos alunos de sua academia, alimentação e transporte a serem utilizados na região metropolitana. De acordo com a empresa, haverá computadores para todos os alunos. Segundo a Ford, o foco é apostar na diversidade de alunos, priorizados na seleção.
Desse modo, jovens negros, pardos, amarelos e indígenas, junto a pessoas pertencentes à comunidade LGBTQI+, mulheres e transexuais, terão uma maior chance de participar no programa da Ford Academy. Analogamente, eles farão o curso e poderão buscar um lugar no mercado, com uma maior qualificação.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação (Brasscom), há uma falta de profissionais de tecnologia da informação (TI) no mercado. Estima-se que no país, até 2025, haja uma demanda de mais de 800 mil trabalhadores do setor.
A associação afirma que atualmente haja uma falta de 400 mil profissionais de tecnologia e projeta que no futuro, caso não sejam implementados treinamentos, este índice passe para 500 mil. O curso tem duração de seis meses. O Senai também deverá auxiliar os estudantes a se colocarem profissionalmente.
Oportunidades no mercado
Os alunos que obtiverem uma boa atuação no curso da Ford Academy, terão a oportunidade de fazer um curso extra e participar de uma seleção para trabalhar na empresa norte-americana. A companhia tem interesse em investir em talentos de forma a poderem participar em sua equipe.
O primeiro curso da Ford Academy será sobre programação, mas a empresa também tem interesse em oferecer outros conteúdos. O programa de responsabilidade social focado em tecnologia é um compromisso da empresa com a educação, indicado para estudantes de baixa renda.
De fato, para participar do Ford Academy, os alunos têm que comprovar que possuem uma renda familiar de até quatro salários mínimos. O espaço multifuncional onde serão feitos os cursos da companhia foi apresentado com um centro de difusão de tecnologias, treinamento, serviços, entre outros.
Centro de pesquisa e desenvolvimento
A Ford deixou de produzir carros no Brasil. Contudo, ela passou a desenvolver um novo formato de atuação. A empresa estendeu a capacidade de seu centro de pesquisa e desenvolvimento na Bahia. Além disso, no mês de maio deste ano, a companhia contratou cerca de 500 engenheiros para atuar na área.
Vale ressaltar que houve um crescimento do quadro de profissionais atuando na companhia, atingindo um total de 1,5 mil trabalhadores. Atualmente o centro de pesquisa é responsável por 25% de atividades e serviços relacionados às adaptações necessárias de seus veículos importados para o Brasil.
Cerca de 75% dos trabalhos são atividades voltadas para a atuação da Ford no mercado global. Estima-se que em 2022 a empresa fature cerca de R$500 milhões em exportação de engenharia. A Ford Academy deverá ser uma aliada do centro de pesquisa realizando cursos, seminários, e visitas para funcionários, distribuidores e grandes frotistas.