Fluxograma na Implementação de Cargos e Salários

Elaboração de um plano de cargos e salários 

A elaboração de um plano de cargos e salários pode ser bastante complexa para uma empresa. Por isso, há empresas que possuem uma área específica para essa finalidade ou contratam profissionais consultores para direcionar assertivamente a implementação desse projeto. 

O profissional de cargos e salários tem acesso constante a diversas informações importantes, por isso, é um integrante da área de recursos humanos que possui um papel conciliador entre os direitos e deveres da empresa para com o empregado e vice-versa.

Consultoria externa para essa implementação

O consultor externo que atua direcionando um plano de cargos e salários precisa ajudar o colaborador interno a entender os objetivos dessa implementação. Por isso, é importante que a empresa estude seu planejamento e repasse o objetivo do projeto às pessoas. 

Fluxograma é importante para o fluxo interno

O planejamento de cargos e salários precisa possuir um fluxograma, tanto na fase de implementação, como para que possa ser funcional na rotina da empresa.

Por exemplo, todas as áreas da empresa podem solicitar aumento salarial, sendo que esse pedido é analisado pela área de cargos e salários ou pessoa responsável. 

Em caso de reprovação, a solicitação é arquivada. Já em caso de aprovação, essa alteração é encaminhada para o departamento pessoal que atualiza a folha de pagamento. 

Data limite e cultura interna

Após alteração na folha de pagamento, é necessário finalizar essa solicitação. É muito importante que esse fluxograma tenha datas limites. Pois, para o fechamento de folha há uma data de corte que inviabiliza ajustes aleatórios.

 Além disso, o processo precisa ser feito com transparência para que seja um ponto positivo na cultura da empresa.

Faseamento e elaboração de uma política salarial 

A implementação de um projeto de cargos e salários pode ser faseada, de forma sucinta, através de um planejamento e divulgação do plano. 

Bem como, uma análise e avaliação dos cargos existentes na empresa, uma pesquisa salarial de mercado, uma estrutura salarial interna e uma elaboração de política salarial para que a empresa possa ter uma base.

Diferentes fluxos para os diversos níveis 

Sendo assim, este fluxograma pode funcionar organicamente na rotina da empresa. O plano de cargos e salários de uma empresa pode variar de acordo com o tamanho da empresa e a quantidade de funcionários em diversos níveis, sendo os níveis tático, administrativo e gerencial.

 Por isso, as particularidades da empresa devem ser levadas em consideração quando for realizar uma consultoria para essa elaboração. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.