Fluxo de Caixa – Uma Obrigação Necessária

Por que o fluxo de caixa é tão importante na gestão do seu negócio?

Um dos termos mais citados quando o assunto é empreendedorismo é o fluxo de caixa, visto que poucas pessoas entendem a sua importância na gestão da sua empresa, pois normalmente estão mais focadas nas vendas, já que visam o faturamento como prioridade.

O que é essa ferramenta?

Sendo assim, o fluxo de caixa é uma importante ferramenta usada na administração financeira, além de ser uma das demonstrações contábeis obrigatórias.

Estrutura do fluxo de caixa

A estrutura desse fluxo consiste em mensurar e provisionar todas as entradas, ou seja, o montante auferido com as vendas e os valores referentes aos custos e despesas. Por exemplo, revendas de mercadorias e pagamentos aos fornecedores, funcionários e despesas de consumo (energia elétrica, água, telefone, dentre outras).

Desse modo, o fluxo de caixa, permite que o empreendedor tenha uma clara visão dos fluxos financeiros de entrada e saída de seu caixa.

A importância desse fluxo na saúde financeira da empresa

Com essas informações é possível não só analisar o cenário atual, bem como, projetar o cenário futuro, ou seja, além de analisar as receitas, custos e despesas atuais, é possível mensurar as receitas, custos e despesas futuras.

Assim sendo, essa ferramenta é parte integrante e de extrema importância no planejamento estratégico o seu negócio.

Não menospreze a importância dessa ferramenta, pois vai muito de sua obrigatoriedade, é sua aliada tanto na manutenção da saúde financeira do seu negócio, quanto para seu crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.