Flores cheirosas para decorar a sala de estar

Saiba quais são as melhores plantas para decorar e aromatizar seu ambiente

Flores naturais, por si só, já agregam muita beleza para a casa. Aliás, quando falamos de flores cheirosas para decorar, estamos falando do melhor tipo de ornamentação doméstica.

Com certeza você já comprou alguma flor, acreditando que ela exalava perfume. No entanto, acabou se decepcionando com o resultado.

Pois, não deixe isso acontecer novamente. Hoje separamos uma lista de flores cheirosas para decorar sua sala de estar. Então, além de deixar o local muito bonito, deixará um perfume inigualável. Portanto, veja as melhores plantas para usar e como cuidar.

Use flores cheirosas para decorar sua sala de estar

Ainda que você tenha um jardim repleto de plantas diferentes e raras, parece que ele não está completo se não houver aquele aroma a mais no local.

Uma flor perfumada, seja no jardim ou em vasos dentro de casa, é algo que faz muita diferença no dia a dia. Aliás, os aromas são capazes de alterar nosso humor, e nesse caso para melhor.

Existem muitas plantas aromáticas que podemos utilizar para enfeitar a casa, e hoje falaremos das flores. Algumas que apresentaremos aqui já são bem conhecidas pelo seu aroma característico.

Sendo assim, a seguir confira quais são as melhores flores cheirosas para decorar a sala e veja como cuidar de alguma delas.

Flores cheirosas para decorar a sala de estar
Flores cheirosas para decorar a sala de estar. Foto: Canva Pro

Quais são as melhores e mais populares flores cheirosas para decorar?

Procurando pelas melhores flores cheirosas para decorar a sala de estar ou outro cômodo? Hoje vamos lhe mostrar algumas das mais populares e utilizadas para a decoração com aromas bastante característicos. Fique ligado no texto.

Lavanda

A lavanda com certeza é a flor aromática mais popular dessa lista. Quem nunca viu um produto de limpeza com este excelente aroma?

Essa planta tem a finalidade de deixar todos os ambientes cheirosos. Por isso, seu uso é muito famoso no preparo de produtos de limpeza aromáticos, de beleza e também aromatizadores de ambiente.

A lavanda é uma planta alta, com flores que aparecem ao longo do topo do seu caule e de cor roxa ou lilás. A propósito, é fácil de se reconhecer a lavanda de longe.

Dama-da-noite

Bastante comum em jardins, a dama-da-noite é uma planta aromática que pode chegar a até 4 metros de altura. Como o nome aponta, o seu cheiro é liberado durante a noite. Suas flores aparecem na cor branca e possuem pétalas compridas e pontudas. Por fim, ela costuma florir nas épocas de primavera e verão.

Flor-de-mel

O Álisso, também popularmente conhecido como flor-de-mel, é um arbusto rasteiro. O seu uso é mais comum nas decorações de jardins e parques. Além disso, é fácil de encontrar nas cores branca, amarelo e roxo.

Como o nome pode sugerir, possui um aroma adocicado, semelhante ao cheiro de mel.

Peônia

A peônia é uma flor delicada, muito associada à feminilidade e bastante utilizada em buquês de noiva.

Suas flores são redondas e grandes, e aparecem em tons de rosa claro e escuro. Além disso, possuem pétalas delicadas e finas. O aroma é doce, mas suave, e por isso é utilizada como planta aromática.

Veja como plantar essas duas flores aromáticas em vaso

Quer ter flores lindas e perfumadas na sua sala de estar? Então, essas flores cheirosas para decorar são as melhores opções. Assim, descubra como plantar peônias e lavandas em vaso.

Peônias

Utilize uma muda saudável de peônia.

Em um vaso grande, com solo bem adubado e com drenagem ao fundo, faça um buraco não muito fundo. As raízes da peônia devem ficar a uma distância de 5 cm até no máximo 7,5 cm da superfície do solo. Aliás, evite regas muito intensas para não afogar e nem apodrecer as raízes.

Quanto à iluminação, a planta gosta de muito sol. Por isso, deve receber luz direta por, pelo menos, 6 horas por dia. As peônias gostam de climas frios, mas não curtem muito vento. Costumam florescer durante a época de verão.

Lavandas

Utilizando as sementes, espalhe sobre o solo. A propósito que deve possuir boa drenagem e adubação, e pressione levemente, cobrindo as sementes.

Ao fundo do vaso, que deve ter no mínimo 30 cm de diâmetro, utilize uma boa drenagem para que a planta não apodreça.

A propósito, a lavanda gosta de temperaturas amenas, nem muito frio e nem muito calor. Quanto ao sol, deve receber iluminação direta por algumas horas do dia, mas nada em excesso.

A rega pode ser espaçada conforme o tempo, pois a planta não gosta de excesso de umidade. Logo, regue sempre que o solo apresentar secura.

Ter flores cheirosas dentro de casa é maravilhoso. Então, lembre-se sempre de mostrar o artigo para quem gosta de flores, e tente cultivar uma dessas plantas na sua casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.