Física: o que estudar sobre eletromagnetismo e motores elétricos

O eletromagnetismo é usado para descrever uma das forças fundamentais da natureza. Essa força está entre as partículas subatômicas, como prótons e elétrons, ajudando a manter a matéria ligada. 

Ele também pode ser utilizado para descrever como um campo magnético é desenvolvido pelo fluxo de corrente elétrica.

Eletroímã

Quando uma corrente elétrica é conduzida  por um fio, ela acaba gerando um campo magnético. Trata-se de um conceito importante em eletricidade. 

O campo magnético pode ser expandido ao enrolar o fio. Isso corrobora para que a corrente flua por uma distância menor, aumentando seu campo magnético. 

Motores

Uma das criações mais importantes oriundas do eletromagnetismo é o motor elétrico. Em síntese, ele converte energia elétrica em movimento físico. 

Os motores elétricos criam campos magnéticos com corrente elétrica através de uma bobina. Sendo assim, o campo magnético desenvolve uma força com um imã causando movimento ou giro para acionar o motor. 

Os motores elétricos podem ser utilizados para diversas finalidades. Por exemplo, existem um modelo dentro do seu PC, incluindo um para girar o ventilador, um para abrir a unidade de CF e um para operar o disco rígido. 

Indução eletromagnética

Outra aplicação promovida pelo eletromagnetismo é a indução, ou seja, ocorre quando o movimento é utilizado para geração de eletricidade. 

A medida que um fio é movido por meio de um campo magnético, a corrente passa a fluir por ele. 

Geradores

Os geradores elétricos transformam energia mecânica em energia elétrica através da indução. 

Enquanto uma bobina de fio acaba sendo girada entre dois ímãs opostos, uma corrente elétrica é gerada e pode ser utilizada para carregar dispositivos eletrônicos. 

Os geradores podem conseguir energia através de várias fontes. Dentre as fontes de energia mais populares estão as hidrelétricas e o uso de energia eólica. 

Curiosidades sobre eletromagnetismo e motores elétricos

  • Alguns geradores elétricos podem ser acionados pela força humana, como uma manivela ou uma bicicleta, para gerar eletricidade. 
  • O físico dinamarquês Hans Oersted descobriu que um campo magnético era produzido pelo fluxo de corrente elétrica. 
  • O físico americano Joseph Henry descobriu a indutância eletromagnética e foi responsável por construir o primeiro motor eletromagnético. 
  • Os alto-falantes usam eletroímãs para vibrar o cone e gerar o som. 
  • Utilizando o eletromagnetismo, ímãs poderosos podem ser ligados e desligados ao usar a eletricidade, diferentemente dos ímãs permanentes.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Não deixe de ler também – Biologia: Tópicos importantes sobre o herbívoros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.