Psicologia: 5 documentários sobre saúde mental

Para quem está pensando em estudar psicologia, entender um pouco mais sobre saúde mental é fundamental, pois trata-se de uma das peças chave da profissão. 

Ademais, assistir filmes, documentários, sobre o assunto é uma forma interessante e tranquila para aprender sobre determinados assuntos.

Além disso, para os vestibulandos e estudantes que estão se preparando para o Enem. Essas dicas de filmes podem ser um auxílio para redação, veja!

Dicas de documentários sobre saúde mental

Veja abaixo dicas de documentários sobre saúde mental:

Ouvidores de vozes

O documentário busca demonstrar a realidade de pessoas que frequentam o CAPS “Centros de Atenção Psicossocial”. O filme reúne relatos, conversas e a visão de todos sobre o tema. 

Afinal, ouvir vozes pode tornar-se algo extremamente desesperador se não houver compreensão, para todos os envolvidos. 

O documentário foi premiado pelo Canal Futura e demonstra como trata a saúde mental das pessoas envolvidas no filme. 

Saúde Mental e Dignidade Humana

O filme mostra a visão de especialistas que lutaram contra a existências de manicômios no Brasil, quando eles de fato eram permitidos por aqui. 

Mostra a luta contra essas instituições que muitas vezes usavam métodos nada convencionais e violentos. Por isso, surgiu a Lei Antimanicomial, após uma batalha humana de seus internos. 

Além disso, o documentário também mostra o lado social e jurídico, de forma impactante e como funciona realmente o sistema. 

Eu não sou louco

Esse documentário mostra como é a vida e experiências dos usuários do CAPS “Centros de Atenção Psicossocial no Brasil. 

Usuários e ex-usuários do centro relatam o que a instituição representa para eles. Ou seja, como foi a busca por ajuda, seus maiores traumas e como é o dia-a-dia dentro do CAPS. 

O filme busca mostrar um olhar mais íntimo sobre o pensamento dos pacientes com relatos e vivência sobre a sua saúde mental. 

A Ponte

“A Ponte” conta a história da ponte americana “Golden Gate” na Califórnia que acabou virando ponto turístico, por ter sido palco do maior índice de suicídios do mundo. 

O documentário mostra o cotidiano tenso do local. Além disso, mostra relatos de familiares e amigos dos indivíduos, buscando entender qual o motivo e razão para o suicídio ter acontecido. 

Trata-se de um documentário realmente impactante, sensível e emocionante. E mostra como a saúde mental é fundamental para os seres humanos conseguirem seguir em frente. 

Depressão: Um Dia Na Vida De Quem Sofre

Esse curta-metragem busca demonstrar a vida de uma mulher, mãe, trabalhadora que tem que lidar com o sofrimento e dor causados pela depressão. 

Os poucos minutos retratam fielmente algo presente na vida de milhares de pessoas. Um tema muitas vezes deixado de lado pelos governantes e pela sociedade de modo geral. 

No entanto, é extremamente importante para ajudar milhares de pessoas que vivem na corda-bamba.

E então, gostou de conhecer as dicas? Tem algum outro filme para sugerir? Conte abaixo nos comentários.

Não deixe de ler também – 5 dicas baseadas na psicologia para se concentrar nos estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.