Filmes sobre biomas brasileiros 

Conhecer os biomas brasileiros é fundamental na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Afinal, o país conta com uma das maiores biodiversidades do planeta. 

A saber, somente o bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território do país, assim como equivale a um terço das florestas tropicais úmidas presentes na Terra. 

Além disso, o Brasil conta com outros biomas importantes como a Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Pampa e Caatinga. No entanto, todas essas áreas estão fortemente ameaçadas pelo desmatamento e queimadas. 

Ou seja, fatores como desmatamento, queimadas, exploração indevida e flexibilizações no Código Florestal, corroboram para a degradação de boa parte dessas áreas. 

Desse modo, selecionamos alguns documentários que abordam os biomas brasileiros. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!

Dicas de filmes sobre biomas brasileiros

Selecionamos dicas de filmes sobre biomas brasileiros, veja abaixo! 

Amazônia

O filme em 3D mostra o maior bioma brasileiro, por meio da aventura de um macaco prego nascido em cativeiro, Kong, é vítima de um acidente de avião e luta por sua sobrevivência na Floresta Amazônica. 

O longa explora a riqueza da fauna e flora da região, assim como toda a beleza natural presente no bioma Amazônia. 

Planuras

O filme reúne depoimentos de entrevistados para combinar histórias com imagens para dar vida à obra e ao bioma pantanal. 

O longa mostra como as transformações oriundas dos ciclos das águas, através de um roteiro que contempla a riqueza cultural na maior planície inundável do planeta. 

Ser tão velho Cerrado

O filme revela os impactos ambientais e suas consequências por meio de discussões sobre a degradação do Cerrado. O longa demonstra como as ameaças podem levar à extinção completa de um ecossistema. 

A obra reúne diálogos de cientistas, ambientalistas e engenheiros ambientais, sobre os impactos ambientais que o Cerrado vem sofrendo.  

Mata Atlântica e os ciclos da vida

O filme retrata o bioma Mata Atlântica e a vida selvagem dos animais, assim como a luta pela sobrevivência nessa região. 

O longa demonstra a biodiversidade presente nesse ecossistema, assim como imagens impressionantes da natureza focando na diversidade animal e vegetal desse bioma. 

Patrimônios da Caatinga

Quase duas décadas depois do seu lançamento, o documentário reúne aspectos atuais sobre como realizar a proteção das regiões que compõem o bioma Caatinga. 

Assim como, os perigos presentes nas queimadas e os avanços da agropecuária na região, contribuindo para a degradação desse bioma brasileiro. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre biomas brasileiros?

Não deixe de ler também – Biomas brasileiros: Conheça as características de cada um. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.