FILA DE ESPERA do Auxílio Brasil: Lista de estados com maior número de espera

Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) cinco estados se destacam com as maiores filas de espera do país

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou mais detalhes sobre a situação da fila de espera para entrada no Auxílio Brasil. Segundo os dados oficias, o estado de São Paulo é a unidade da federação que registra a maior lista. Em abril, estima-se que mais de 429 mil paulistas aguardem por uma vaga no programa social.

A CNM divulgou os dados detalhados de todos os estados. Além de São Paulo, outros quatro estados completam a lista dos que registram as piores situações. Veja abaixo.

  • São Paulo – 429. 484 famílias
  • Rio de Janeiro – 282.975 famílias
  • Bahia – 275.536 famílias
  • Minas Gerais – 219.799 famílias
  • Pernambuco – 208.197 famílias

Como é possível analisar na lista acima, os estados que contam com as maiores filas de espera, são também cinco das unidades da federação mais populosas do país. Assim, é possível dizer que o tamanho da lista está diretamente ligado ao tamanho da fila. O cenário leva a acreditar que estamos falando de um problema de cunho nacional.

Dados da própria CNM revelam que mais de 2,8 milhões de brasileiros estavam na fila de espera para o recebimento do Auxílio Brasil no último mês de abril. Trata-se de um recorde desde que o programa começou a ser pago ainda em novembro do ano passado. Em várias capitais, é provável que a lista cresça ainda mais.

Uma fila de espera se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento do benefício é maior do que a quantidade de vagas disponíveis para as mesmas. No caso específico do Auxílio Brasil, o Governo Federal trabalha todos os meses com uma margem de 18 milhões de vagas. Em junho, por exemplo, foram pouco mais de 18,15 milhões de pagamentos.

Como sair da fila de espera?

Os números do tamanho exato da fila de espera ainda estão vagos. Como dito, a CNM aponta que quase 3 milhões estão nesta situação. Ao mesmo passo, o Ministério da Cidadania afirma que a lista não tem nem 800 mil brasileiros.

De um jeito ou de outro, não existe nada que o cidadão possa fazer para conseguir sair da fila de espera e ser selecionado. O Ministério da Cidadania tem liberdade legal de realizar as seleções mensais da forma que achar melhor.

Ao cidadão, resta manter o Cadúnico atualizado e esperar por uma resposta. Nesse sentido, é importante consultar os dados de sua conta no app do próprio Auxílio Brasil com frequência para não perder as atualizações da sua situação.

O que o Governo pretende fazer?

Diante do problema, o Governo Federal afirma que pretende agir para tentar zerar a fila de espera para entrada no programa. O plano desta vez é inserir mais de 2 milhões de brasileiros de uma só vez já neste mês de agosto.

Pelas contas do Ministério da Cidadania, a nova entrada turbinada será mais do que suficiente para zerar a chamada fila de espera ao menos no mês de agosto. Já integrantes da CNM garantem que o montante não seria suficiente.

O Governo Federal já conseguiu zerar a fila de espera para entrada no programa social ainda no último mês de janeiro. Na ocasião, mais de 3 milhões de pessoas entraram no projeto de uma só vez. Seja como for, a fila voltou a se formar já a partir de fevereiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.