Fies 2023: inscrições começam nesta terça-feira (07)

Os resultados serão divulgados no dia 14 de março

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 devem ficar atentos as datas de inscrição no Programa de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições do Fies 2023  começarão amanhã terça-feira (07) e devem se encerrar no próximo dia 10. A previsão é que no dia 14 de março os resultados sejam divulgados.

Vagas no Fies 2023

Contudo, as vagas ofertadas pelo programa já estão disponíveis para consulta no Portal Único do MEC (Ministério da Educação). É só clicar na opção Fies e em seguida consultar as oportunidades disponibilizadas.

Segundo o MEC, o Fies 2023 para as inscrições do primeiro semestre oferecerá 67.301 vagas em 1.389 faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Ministério da Educação que concede financiamentos a estudantes em cursos superiores em universidades particulares com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas que aderiram ao programa. De acordo com a recente normativa do programa, os financiamentos estudantis terão juros zero. Isso significa dizer que quando o estudante estiver formado, o valor a ser pago não sofrerá correção de juros. É importante destacar que o valor do financiamento concedido pelo governo dependerá da renda do candidato.

Critérios de participação do Fies 2023

Para concorrer a uma vaga financiada, o candidato deve ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010 em diante. Além disso, uma das exigências é não ter tirado nota zero na redação do exame, ter tirado nota média na prova igual ou superior a 450 pontos e, nos casos de financiamentos integrais, ter renda per capita (por pessoa), de até três salários mínimos.  Se o estudante optar pelo financiamento parcial, é critério de renda familiar é de e até cinco salários mínimos.

Passo a passo para visualizar as notas do Enem

Como dito anteriormente, o Fies utiliza as notas do Enem como base no processo de seleção.

Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha.

Cronograma do Fies 2023

Em síntese, o cronograma do Fies divulgado pelo MEC está dividido nas seguintes etapas:

Inscrição: de 07 a 10 de março de 2023;

Resultados: 14 de março de 2023;

Inscrição complementar: 15 a 17 de março de 2023

Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 14 de março de 2023

Fase de carência e fase de amortização

A princípio, existia um prazo de 18 meses após a conclusão do curso para o que estudante começasse a realizar a quitação da dívida. Contudo, após mudanças ocorridas no programa em 2018 a fase de carência foi excluída.

Já a fase de amortização se inicia quando o estudante de fato finaliza o curso e deve iniciar os pagamentos. É utilizada para calcular em quantos anos a dívida deverá ser paga. Segundo o MEC, o cálculo é o seguinte: a quantidade de anos de duração do curso será multiplicada por 3, por exemplo, nos casos de graduação de 4 anos, o estudante que teve o ensino superior financiado, terá prazo máximo de 12 anos para quitar toda a dívida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.