FGTS Digital: recolhimento personalizado em apenas uma guia

O FGTS Digital permitirá o recolhimento personalizado em apenas uma guia. Saiba mais informações relevantes!

O Ministério do Trabalho e Previdência aponta que a possibilidade de gerar apenas uma guia para recolher débitos de vários meses do FGTS, será uma melhoria importante para as empresas através do FGTS Digital.

FGTS Digital: recolhimento personalizado em apenas uma guia

Assim,  a empresa que demite um trabalhador sem justa causa, que tenha  trabalhado por 24 meses, mas que nunca teve o FGTS recolhido, poderá, com as remunerações declaradas no eSocial, gerar uma guia personalizada (parametrizada) com todos os débitos vinculados à matrícula do trabalhador (mensais e rescisórios), e realizar o pagamento em apenas uma guia. 

Os pagamentos poderão ser parametrizados de acordo com a necessidade do momento

Além disso, o Ministério do Trabalho e Previdência informa que o FGTS Digital também permitirá pagar débitos de vários meses com vários trabalhadores em uma única guia parametrizada.

Uma importante redução de custos para as empresas

Dessa forma, a utilização de base única para o recolhimento das obrigações que incidem sobre a folha de pagamento simplificará o dia a dia dos empregadores, reduzindo o tempo gasto com processos burocráticos, permitindo o foco no negócio da empresa e reduzindo o custo no cumprimento dessas obrigações, informa o Ministério do Trabalho e Previdência. 

Otimização de recursos e informações do eSocial

A nova forma de recolhimento do FGTS utilizará as informações do eSocial, reduzindo burocracias e o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações trabalhistas. Conforme destaca o Ministério do Trabalho e Previdência, o FGTS Digital utilizará as informações declaradas pelos empregadores no eSocial para alimentar sua base de dados. 

O eSocial representa uma relevantes redução de custos e desburocratização de processos com suas substituições

Cabe destacar que o eSocial já reduziu o tempo gasto com outras obrigações trabalhistas, como ocorreu com o Livro de Registro de Empregados (1,5 hora), CAGED (6,4 horas), Rescisão e Comunicado de Dispensa (6,7 horas), Registro e Atualização de CTPS (10,1 horas), Quadro de Horário de Trabalho (0,8 hora) e RAIS (2,7 dias/ano).

Calendário de produção

O calendário de entrada em produção do novo sistema será divulgado em breve, informa oMinistério do Trabalho e Previdência. Enquanto isso,  os empregadores devem aproveitar para rever processos internos e conferir se as informações relacionadas ao FGTS estão sendo declaradas corretamente via eSocial, sendo esse um ponto muito importante.

A necessária revisão por parte das empresas

Como as informações do eSocial não estavam sendo utilizadas até o momento para realizar recolhimentos, é possível que alguma configuração de incidência de rubricas ou de bases próprias do FGTS não esteja correta, portanto, uma revisão se faz necessária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.