FGTS: Caixa deve liberar o saque para trabalhadores atingidos por desastre natural

Nesta segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal anunciou algumas medidas de apoio aos municípios do Rio de Janeiro atingidos pelas chuvas nos últimos dias, como o saque do FGTS. Sendo assim, as agências localizadas nas cidades afetadas devem abrir uma hora mais cedo, às 9h, com o objetivo de atender a população.

O saque calamidade do FGTS será disponibilizado aos trabalhadores assim que os municípios decretarem estado de calamidade. Também é necessário o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional. As cidades atingidas pelas chuvas foram Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Paraty e Nova Iguaçu. 

Entenda o saque calamidade 

O saque calamidade do FGTS é destinado a trabalhadores que enfrentaram desastres naturais que tenham atingido a sua área de residência. Segundo a Caixa, são consideradas desastres naturais as situações a seguir:

  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;?
  • Alagamentos; ?
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;?
  • Precipitações de granizos;
  • Vendavais e tempestades;?
  • Vendavais intensos ou ciclones extratropicais;?
  • Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;?
  • Tornados e trombas d’água;?
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

Apesar do valor máximo de R$ 6.220,00, o valor do saque é restrito ao saldo do trabalhador em sua conta do FGTS.  Além disso, os recursos são liberados para cada desastre natural, desde que haja um intervalo de no mínimo doze meses entre um saque e outro.

Como fazer o saque calamidade do FGTS

Após a delimitação das áreas atingidas pela chuva feita pelas autoridades locais com o auxílio da Caixa, os trabalhadores poderão sacar o FGTS sem precisar ir até uma agência. Sendo assim, aqueles que tiveram suas casas atingidas podem solicitar o saque por meio do aplicativo FGTS, na seção “saque digital”. 

No aplicativo é possível escolher uma conta para receber os valores, podendo ser da Caixa ou de outra instituição. Vale ressaltar que o valor máximo do saque calamidade do fundo de garantia é de R$ 6.220. 

Além do saque digital, a Caixa ainda informou que um caminhão-agência deve chegar em Angra dos Reis na quarta-feira (6). Desse modo, o banco deve oferecer serviços à população atingida pela calamidade entre as 8h e 16h. O caminhão disponibilizado pela Caixa deve oferecer todos os serviços de uma agência e ainda haverá um caixa eletrônico na unidade.  

Contratos de financiamento habitacional

A Caixa Econômica Federal informou também que haverá uma pausa de 90 dias nos financiamentos habitacionais em imóveis localizados nas regiões atingidas, mas para isso, é preciso que os cidadãos façam a solicitação nas agências Caixa. A instituição deve dar assistência aos seus clientes para acionamento do seguro do imóvel. 

Além da liberação do FGTS, uma equipe de arquitetos e engenheiros da Caixa deve ficar à disposição dos municípios para prestar apoio às prefeituras do Rio de Janeiro nesse momento.  “As prefeituras terão o apoio técnico da Caixa para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população”, disse a Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.