Feudalismo: como pode cair no ENEM?

Descubra!

Feudalismo: como o tema pode ser cobrado na prova do ENEM?

O termo “feudalismo” é usado para definir uma forma de organização política, econômica e social predominante no continente europeu entre os séculos V e XV.

O tema é amplamente abordado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares e do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para que você consiga compreender como o assunto pode aparecer na sua prova, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão do ENEM sobre o feudalismo. Confira!

Feudalismo: questão do ENEM

(ENEM – 2017) Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY. G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).

O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa Ocidental feudal, que resultou do(a)

A) crescimento do trabalho escravo.

B) desenvolvimento da vida urbana.

C) padronização dos impostos locais.

D) uniformização do processo produtivo.

E) desconcentração da estrutura fundiária.

Análise:

A resposta correta para a questão do ENEM é a alternativa B.

O candidato deveria ter em mente que o continente europeu conheceu uma verdadeira revolução agrícola, a qual teve início entre os séculos XII e XIII.

Durante o contexto do feudalismo, a revolução agrícola permitiu o aumento da produção e também o aumento de terras cultiváveis, propiciando a produção em excedente, a derrubada de florestas, o desenvolvimento do comércio e melhores condições de vida que resultariam, quando associados ao crescimento demográfico, na eclosão do Renascimento Comercial e Urbano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.