A quinta-feira (16) pode ser de início de feriadão para muita gente no Brasil. Além do feriado de Corpus Christi de fato, algumas regiões decidiram emendar a sexta-feira (17) e dar uma folga prolongada para os trabalhadores. No entanto, a decisão não afeta em nada o ritmo de pagamentos do Auxílio Brasil do Governo Federal.
Segundo informações do próprio Palácio do Planalto, os repasses da oitava rodada do benefício estavam programados para começar nesta sexta-feira (17). E mesmo o feriado de Corpus Christi não muda a lógica. Amanhã, as liberações do projeto acontecerão, como previsto, para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1.
A regra vale inclusive para as cidades e estados que decretaram feriados e o imprensado de Corpus Christi nesta sexta-feira (17). Assim, mesmo que algumas instituições não funcionem na sua cidade, o dinheiro estará liberado na sua conta, considerando que você faz parte do primeiro grupo de recebimentos do Auxílio Brasil neste momento.
Caso o cidadão não queira se deslocar da sua casa no feriado, ou prefira viajar para longe da sua cidade nesta folga, ele também poderá movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil. Basta acessar a sua conta no app oficial do Caixa Tem. Por lá, é possível pagar contas na forma de boletos, realizar transferências e até mesmo algumas compras por meio do cartão de débito.
O Ministério da Cidadania ainda não divulgou a quantidade exata de usuários que estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de junho. É provável que a pasta divulgue os novos números até o final desta semana. De qualquer forma, os repasses estão oficialmente garantidos para esta sexta-feira (17).
Feriado
Nesta quinta-feira (16), algumas cidades e estados do país estão em pleno feriado de Corpus Christi. Mas em outras, hoje não passa de um dia útil comum. Segundo as informações oficiais, a data não é um feriado nacional, o que provoca diferenciações regionais sobre o assunto.
Caso o cidadão more em uma cidade em que o feriado tenha sido decretado, ele não precisa ir ao trabalho. E caso vá, ele precisa receber os pagamentos do seu salário em dobro, ou optar por ter a folga em uma outra data, desde que não seja um domingo.
Mas se não for feriado na sua região, o cidadão precisa ir ao trabalho como acontece em qualquer dia útil. Ele até pode chegar em um acordo com o empregador para não trabalhar hoje, mas a decisão final será sempre do patrão, neste caso.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas tanto nesta quinta-feira (16) como na sexta-feira (17). Os serviços presenciais da autarquia só serão retomados oficialmente a partir da próxima segunda-feira (20).
Quem agendou algum tipo de atendimento para alguma dessas datas, pode entrar em contato com o número 135 e realizar o agendamento. Outra opção é entrar no app oficial do Meu INSS ou no site oficial de mesmo nome. A opção de agendamento também existe nessas áreas.
O INSS explica que os serviços automatizados do Instituto seguem valendo normalmente mesmo nos feriados. Assim, o cidadão poderá ver detalhes das suas contas no sistema do Meu INSS e também no site oficial do Instituto sem maiores problemas.