Faça sua inscrição no Sisu no primeiro dia! Entenda

Essa é uma dica valiosa para quem deseja ser selecionado

O MEC divulgou quando ocorrerão os processos seletivos para o primeiro semestre de 2022 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada): de 15 a 18 de fevereiro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet. Lembrando que classificação dos estudantes candidatados ocorre a partir das notas conquistadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Atenção: tanto para o Sisu quanto para o Prouni, outro programa para ingressar em faculdades, a nota recebida na edição mais recente do Enem é um critério classificatório. As notas de anos anteriores só é válida para o Fies, contanto que sejam de depois de 2010.

Uma dica valiosa para quem sonha em conseguir ser selecionado pelo Sisu é fazer a inscrição no primeiro dia do calendário do MEC. Em 2022 será o dia 15 de fevereiro. A seguir você entende a razão para seguir essa sugestão!

Acerte em cheio se inscrevendo no primeiro dia

É um erro grande deixar para se inscrever no SiSU 2022 nos últimos dias. A recomendação, aliás, é para que você pleiteie a sua vaga – nas duas opções, claro – logo no primeiro dia de candidatura.

Fazer isso pode trazer desvantagens para você, pois as notas de corte das universidades não são estáticas. Pois é: elas mudam! Veja o que fazer na dica a seguir.

Notas de corte mudam a todo o momento

As notas de corte dos cursos credenciados no Sisu 2022 sofrem alterações. E para o desespero dos candidatos, elas se atualizam todos os dias.

Por isso que a estratégia número três consiste em você fazer sua inscrição o quanto antes.

Conforme forem ocorrendo novas inscrições, as notas vão se modificando para garantir uma disputa mais competitiva. Cursos muito concorridos têm notas de corte mais altas.

Todos os dias, então, é indicado entrar na plataforma para conferir se a sua nota do Enem está enquadrada na devida nota de corte.

Mas atenção: pode ser que outros candidatos mudem suas escolhas ao ver que a nota de corte está muito alta. Assim, a nota acaba voltando a baixar e você não precisa mudar sua escolha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.